Não é novidade que o Brasil tem diversas produções audiovisuais fantásticas. Entre filmes de comédia hilários, histórias de amor comoventes e grandes sucessos internacionais, o cinema e a televisão nacional já produziram vários clássicos aclamados pelo público e crítica. E um dos pontos mais relevantes sobre as produções nacionais é a diversidade da população brasileira.
Embora ainda exista uma grande discrepância na representação de minorias raciais, o Brasil já lançou inúmeras séries e filmes marcantes com protagonistas negros bem desenvolvidos. Por isso, o AdoroCinema escolheu oito produções com protagonismo negro disponíveis na Netflix que todo mundo deveria assistir.
Filmes com protagonismo negro de todos os gêneros7 PRISIONEIROS
Protagonizado por Christian Malheiros e Rodrigo Santoro, 7 Prisioneiros acompanha Mateus (Malheiros), um jovem tentando juntar dinheiro para dar uma vida melhor à família. Ele aceita uma oportunidade de emprego com Luca (Santoro) para trabalhar em um ferro-velho em São Paulo, mas acaba sendo vítima de um esquema de escravidão contemporânea.
O filme retrata a triste realidade de vários jovens brasileiros que são forçados a se submeter a situações de exploração para não passar fome. O impacto do filme é tão grande que o ator Christian Malheiros teve dificuldade de se desprender de seu personagem.
SINTONIA
Também protagonizada por Christian Malheiros, Sintonia é uma série original da Netflix que acompanha os amigos, Nando (Malheiros), Rita (Bruna Mascarenhas) e Doni (MC Jottapê). Eles cresceram juntos em uma favela de São Paulo e foram influenciados pelo funk, o tráfico de drogas e a igreja cristã, cada um seguindo um rumo distinto. A série apresenta de forma honesta a realidade das favelas brasileiras e dos jovens que crescem na periferia. Sintonia também ajuda a reconhecer o funk como um ritmo musical legítimo.
IRMANDADE
Também original da Netflix, Irmandade é uma série dramática protagonizada por Seu Jorge e Naruna Costa. A trama acompanha Cristina (Costa), uma advogada que sempre se esforçou para trabalhar dentro da lei. Depois de anos procurando o irmão Edson (Jorge), ela descobre que ele está preso e é chefe de uma facção na cadeia. Quando é obrigada a trabalhar como informante para polícia, Cristina acaba adentrando o mundo do cárcere e passa a questionar suas certezas sobre justiça e o sistema criminal.
M8 - QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA
Dirigido por Jeferson De (Doutor Gama) e protagonizado por Juan Paiva (Um Lugar ao Sol), M8 conta a história de Maurício, um estudante de medicina vindo da periferia que se sente alienado em um espaço majoritariamente branco. Durante uma aula de anatomia, ele é apresentado ao corpo de um homem negro que será utilizado durante o curso.
Entre a realidade e a fantasia, Maurício acaba criando uma estranha conexão com o morto. O filme traz questões importantes sobre racismo nas universidades e diferenças de oportunidades para pessoas brancas e negras.
BRANCO SAI, PRETO FICA
Misturando ficção científica com documentário, Branco Sai, Preto Fica acompanha dois homens negros em Brasília que tiveram suas vidas marcadas pela violência policial em um baile de black music. Utilizando elementos distópicos e viagem no tempo, o filme apresenta a vivência de seus protagonistas negros de forma crítica e faz o público questionar como o sistema funciona para perpetuar o racismo.
UM DIA COM JERUSA
Baseado no curta-metragem do mesmo nome, Um Dia Com Jerusa acompanha Silvana (Débora Marçal), uma jovem que trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Durante uma visita, Silvana conhece Jerusa (Léa Garcia), uma senhora aposentada com muita história para contar. O filme é grandioso em sua simplicidade, apresentando a vivência de suas personagens negras através de uma conversa divertida e honesta.
TEMPORADA
Carregado por uma atuação poderosa de Grace Passô e direção habilidosa de André Novais Oliveira, Temporada acompanha a agente de saúde Juliana enquanto ela se adapta a uma nova vida depois de se mudar para cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Enquanto espera pela chegada do marido, a personagem conhece os moradores da comunidade e se acostuma com a rotina de visitas de inspeção pelas casas do bairro em seu trabalho. A princípio isolada, Juliana vai, aos poucos, criando conexões com seus vizinhos e colegas de trabalho enquanto tenta lidar com um trauma do passado.
BOCA A BOCA
Em Boca a Boca, depois que a aluna de uma escola é afetada por uma estranha doença, os adolescentes da pequena cidade de Progresso são incentivados a manter distância uns dos outros. O misterioso vírus é transmitido pelo beijo, e os moradores da cidade vão ficando cada vez mais paranóicos com a epidemia. A protagonista da trama é Fran (Iza Moreira), uma jovem negra decidida a descobrir o que está por trás dessa doença. Além dela, no elenco da série também estão Grace Passô e Thomás Aquino.