A trilogia Matrix contém, talvez, os filmes de ficção científica mais lembrados da história do cinema. Com uma ambientação cyberpunk e uma temática que mescla a filosofia de platão com inteligência artificial, os filmes protagonizados por Keanu Reeves são sempre recordados quando a conversa aborda filmes inesquecíveis.
Levando em consideração que a estreia de Matrix: Resurrection ainda está longe, e uma série de teorias a respeito do longa estão sendo especuladas, relembrar nunca é demais. Assim como em uma matéria passada fizemos a recapitulação dos vilões da franquia Matrix, hoje, abordaremos algumas curiosidades de Matrix, Reloaded e Revolutions, que, talvez, você não conheça. Confira abaixo:
Warner Bros. diz que Matrix 5 só depende da diretora: “Qualquer hora que ela quiser”MATRIX SERIA UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO
Nos primórdios de seu surgimento, Matrix foi pensado por Lana Wachowski e Lilly Wachowski para ser uma HQ. Originalmente, as irmãs tinham outros planos para a franquia, mas eles não engrenaram e acabaram vendo a luz do dia sob a forma de longas-metragens. Vale lembrar que Lilly e Lana, inclusive, já escreveram alguns quadrinhos para a Marvel, anteriormente.
LANA E LILLY QUASE NÃO PARTICIPARAM DA DIREÇÃO
Ainda sobre as diretoras, elas quase não participaram da direção dos longas, levando em conta que a Warner Bros as considerava inexperientes para o papel. Para provar que o estúdio estava errado, as irmãs Wachowski escreveram e dirigiram o suspense Ligadas Pelo Desejo, que fez certo sucesso. A partir daí, a Warner entregou a direção do longa nas mãos capacitadas das duas. Ainda bem.
MATRIX FOI INSPIRADO POR GHOST IN THE SHELL
Uma das maiores inspirações para a franquia Matrix foi a animação cyberpunk Ghost in the Shell, criada no Japão e aclamada por todo o mundo. Por sua vez, a animação é a adaptação de um mangá de sucesso escrito por Masamune Shirow. Em 2017, a produção ganhou um live action protagonizado pela atriz Scarlett Johansson, que foi bastante criticada por seu papel.
WILL SMITH QUASE FOI NEO
Você consegue imaginar outra pessoa vivendo o protagonista Neo, se não o ator Keanu Reeves? Pois é. Contudo, por pouco o papel não ficou com o ator Will Smith, que mesmo tendo o cargo oferecido, acabou recusando-o, preferindo estrelar o criticado As Loucas Aventuras de James West. Smith chegou a dizer que esse foi um dos maiores erros de sua vida, e que voltaria atrás se tivesse a chance. Outro ator que também recusou o papel foi Nicolas Cage, mas esse afirma não se arrepender de tal. Além deles, Tom Cruise, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio também foram considerados, antes do estúdio fechar com Reeves.
OS ATORES PRECISARAM LER ALGUNS LIVROS FILOSÓFICOS ANTES DE ATUAR
As Wachowski fizeram com que todos os atores principais lessem Simulacro e Simulação, clássico de Jean Baudrillard; Out of Control, de Kevin Kelly; e Introducing Evolutionary Psychology, de Dylan Evans e Oscar Zarate; para entender melhor a temática do filme. Vale lembrar que, no longa, Neo esconde seus arquivos ilegais de computador em uma cópia do livro de Baudrillard.
O FILME É DIVIDIDO POR CORES
Se você perceber, toda cena que ocorre dentro do mundo simulado da Matrix recebe um filtro esverdeado em sua fotografia, ao mesmo tempo em que as cenas que ocorrem no mundo real têm uma tonalidade mais voltada para o azul, em sua maioria. Na trama, a única vez que a cor verde aparece no mundo real se dá no código Matrix, na tela do computador da nave.
MATRIX É UMA METÁFORA SOBRE DESCOBRIR SEU VERDADEIRO EU
Lana e Lilly Wachowski, diretoras da franquia Matrix, assumiram-se como mulheres trans em 2010 e 2016, respectivamente. Desde então, diversas discussões sobre Matrix ser um filme que aborda a aceitação de seu verdadeiro eu, surgiram. A teoria foi confirmada por Lilly em uma entrevista à Netflix, em 2020 — “Fico feliz por descobrirem que essa era nossa intenção original”, disse a diretora.
Matrix 4: Ator que interpreta Morpheus faz revelação importante sobre o personagem; confira