Halyna Hutchins, diretora de fotografia, morreu nesta quarta-feira (21) durante as gravações do filme Rust no Novo México (Estados Unidos). De acordo com a polícia, o ator Alec Baldwin acidentalmente disparou uma arma de fogo no set de filmagens, sem saber que o objeto estava carregado, e também acabou ferindo o diretor Joel Souza. O acidente aconteceu na Bonanza Creek Ranch, um popular local de produção ao sul de Santa Fé.
Hutchins, de 42 anos, foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, onde infelizmente acabou morrendo. Enquanto Souza, de 48 anos, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, onde recebeu tratamento de emergência para seus ferimentos, segundo a Delegacia da Comarca de Santa Fé. Um porta-voz de Baldwin informou à agência de notícias AP que o ocorrido envolveu uma falha de ignição de uma arma cenográfica no set.
Em comunicado oficial, o gabinete do xerife relatou que Halyana Hutchins e Joel Souza “foram baleados quando uma arma de fogo foi disparada por Alec Baldwin, 68, produtor e ator”. O Santa Fe New Mexican relatou que Baldwin foi interrogado por investigadores e estava chorando por causa do acidente. "Sr. Baldwin foi questionado por investigadores e liberado”, disse um funcionário do Departamento do Xerife de Santa Fé ao Deadline. “Nenhuma prisão ou acusação foi arquivada".
A morte de Hutchins foi confirmada pelo gabinete do xerife e pelo International Cinematographers Guild – que representa os profissionais cinematografistas. “Recebemos a notícia devastadora esta noite, que um de nossos membros, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia de uma produção chamada 'Rust' no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set”, disse John Lindley, presidente da International Cinematographers Guild, e Rebecca Rhine, a diretora executiva, em um comunicado. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para aprender mais e apoiamos uma investigação completa sobre este trágico evento. Esta é uma perda terrível, e lamentamos o falecimento de um membro da família de nossa organização”, comentaram.
Rust Movie Productions LLC, a entidade de produção por trás do filme, emitiu um comunicado na noite de quinta-feira, dizendo que o elenco e a equipe estão "devastados" e que a empresa está cooperando totalmente com a investigação. “Todo o elenco e equipe foram absolutamente devastados pela tragédia de hoje, e enviamos nossas mais profundas condolências à família e entes queridos de Halyna”, disse a empresa. “Paramos a produção do filme por tempo indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação da Polícia de Santa Fé. Estaremos fornecendo serviços de aconselhamento a todos os ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar este terrível evento. ”
O acidente é similar ao que matou o ator Brandon Lee
O acidente envolvendo Alec Baldwin e Halyna Hutchins no set de Rust é similar ao que matou o ator Brandon Lee, de 28 anos, durante as gravações do filme O Corvo em 1993, após o disparo de uma arma de fogo carregada incorretamente. Filho do falecido astro das artes marciais Bruce Lee, ele acabou morrendo no set de filmagem após ser acidentalmente baleado com uma arma cenográfica, enquanto gravava uma cena de morte na produção.
Foi constatado que a arma usada durante as gravações já havia disparado uma bala real que fez com que um cartucho se alojasse no cano. Por isso, quando essas balas de festim foram disparadas posteriormente, o cartucho foi desalojado e liberado. Para quem não sabe, essas balas de festim são como balas normais, mas não possuem projétil (a parte da munição que atinge o alvo), então servem apenas para fazer barulho.