Com o lançamento de seu trailer, Matrix: Resurrections abriu espaço para uma longa lista de teorias e especulações entre os fãs dos filmes. Seria Trinity um programa? Por que Neo não lembra de seu passado? Quais são as conexões entre Matrix e Alice no País das Maravilhas? Essas e outras indagações, provavelmente, não serão respondidas tão cedo, visto que o longa só fará sua estreia no dia 22 de dezembro, no Brasil.
Contudo, o que nós podemos fazer é começar a nos preparar aos poucos, relembrando por partes quais foram os principais acontecimentos da saga de Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne).
Com isso em mente, relembre quem são os principais vilões da franquia Matrix:
Matrix: Resurrections: O que esperar do novo filme da franquia de Keanu Reeves?AGENTE SMITH
Talvez o personagem mais icônico de Matrix, Smith é um daqueles vilões que conseguiram ganhar o coração de todos os fãs dos longas. Com extrema antipatia pelos humanos, ao que ele chama carinhosamente de “vírus”, Smith considera a raça humana uma praga para o mundo.
Maravilhosamente interpretado pelo ator Hugo Weaving, apesar de todo o seu ódio pelos humanos e de ser um programa de computador, curiosamente, Smith é um dos antagonistas mais humanos da franquia. Ao desejar ser livre e apresentar emoções como ódio e desejo, Smith acaba se tornando um paradoxo, estando no limiar entre desgostar e invejar os humanos.
MEROVÍNGIO
Também chamado de "O Francês" e introduzido em Matrix Reloaded, o Merovíngio (Lambert Wilson) é o personagem mais egocêntrico existente na Matrix. Inicialmente criado com o propósito de auxiliar o Oráculo na manutenção do sistema, acabou tornando-se um traficante de informações, agindo para satisfazer seus próprios caprichos.
Propondo refúgio para programas que estão prestes a serem deletados, o Merovíngio não oferece liberdade, mas apenas outro lugar para tais programas estarem sob o controle de alguém: o do próprio Merovíngio. Também possui grande fixação pelo Oráculo, buscando a todo o custo ocupar o lugar do programa como a principal fonte de informações e tráfego de dados da Matrix.
CYPHER
Único vilão humano da franquia, Cypher (Joe Pantoliano) foi um dos primeiros antagonistas a serem apresentados em Matrix. Membro da tripulação inicial de Morpheus, sentiu-se abalado com a desolação, o frio da nave, a comida pouco apetitosa e o ambiente claustrofóbico, chegando ao limite.
O personagem, então, fez um pacto com as Máquinas, propondo entregar Morpheus em troca de ser reintegrado ao sistema como uma pessoa bem-sucedida, sem se lembrar de algum dia já ter sido libertado. Cypher é responsável pelas mortes de diversos membros da tripulação, como Dozer, Switch e Apoch, além de quase conseguir matar Neo, Morpheus e Trinity.
AS MÁQUINAS
De certa forma, as Máquinas são a principal ameaça de toda a série, levando em consideração como elas criaram a Matrix e mantêm os humanos em uma realidade simulada para retirar energia de seus corpos físicos. Apesar de haver outros contratempos pelo caminho, o maior objetivo de Neo nos três filmes acaba sendo libertar a raça humana da tirania dessas inteligências artificiais.
Suas principais unidades de soldados são máquinas parecidas com lulas, conhecidas como Sentinelas. As Máquinas são uma ameaça constante, dentro e fora da Matrix, e contribuem para as sequências de guerra mais intensas dos longas. Elas são lideradas por uma consciência coletiva chamada de Deus Ex Machina.
OS GÊMEOS
Interpretados por gêmeos reais, os personagens são programas especiais controlados pelo Merovíngio. Com aparência albina, os Gêmeos possuem maestria no combate corpo a corpo, tornando-se incorpóreos quando querem. Isso permite que eles transpassem corpos sólidos e se curem instantaneamente de quaisquer feridas que obtenham em sua forma física.
Tais vilões fantasmagóricos se destacam por seus interessantes poderes, mínimo diálogo e design exclusivo. Levando em consideração que é dito que eles existem desde versões anteriores da Matrix, há a teoria de que eles foram um dos primeiros protótipos de programas Agentes