Uma das principais estreias de julho na Netflix, O Último Mercenário é o novo filme de ação que conquistou o público. Com Jean-Claude Van Damme no papel principal (e apresentando um espacate inédito nas telas), o longa é o primeiro projeto do astro em parceria com a Netflix, mas um vídeo de 2001 que voltou a circular recentemente revela que Van Damme já apostava no sucesso do streaming há exatamente 20 anos atrás - e acertou muito!
Em um momento digno das famosas previsões de Os Simpsons, o ator belga adiantou exatamente como funcionaria o serviço de streaming durante uma participação no programa Tout le Monde en Parle, que foi ao ar em junho de 2001. “Seremos capazes de atingir 250 milhões de espectadores, que poderão ver um filme de qualidade por 1,99 dólares. Dessa forma, todas as pessoas ao redor do mundo, pessoas que não têm muito dinheiro, poderão apertar um botão e não precisarão esperar 40 horas de download”, disse.
Para completar a declaração (que aparentemente não foi levada muito a sério pelos outros participantes do programa) o artista marcial afirmou: “Vamos distribuir filmes pelo telefone”. Além de ter acertado no palpite sobre a dinâmica das assinaturas, em que o público tem acesso a grandes produções por um valor baixo, até o número de espectadores que ele arriscou foi impressionante: isso porque em 2021, a Netflix chegou à marca de 209 milhões de assinantes, muito perto do número “profetizado” pelo ator. Visionário incompreendido?
O Último Mercenário na Netflix: Sobre o que é?
Com uma história que mistura comédia e ação, o filme acompanha a trama de Richard (Jean-Claude Van Damme), um ex-agente do serviço secreto francês que virou um mercenário. Quando descobre que seu filho Archibald (Samir Decazza) está sendo ameaçado pela máfia, o protagonista decide voltar à ativa para protegê-lo. Assim, precisará reencontrar antigos contatos e até contar com o apoio de um novo grupo peculiar de jovens e de um burocrata excêntrico.
O Último MercenárioApesar de ter estreado na Netflix só neste ano, Van Damme já havia estreado no mundo dos streamings em 2017, estrelando Jean-Claude Van Johnson, no catálogo do Amazon Prime Video. Produzida por Ridley Scott (Blade Runner e Alien - O 8º Passageiro), a série teve apenas uma temporada e o astro interpretava a ele mesmo, mas como uma história diferente. Na trama, a carreira artística de Van Damme era apenas um disfarce para o verdadeiro trabalho dele, que era um espião infiltrado em perigosas missões internacionais.