Entre as brigas de bastidores mais famosas de Hollywood, a treta que rolou entre Lucy Liu e Bill Murray durante as filmagens de As Panteras (que, acredite ou não, já completou 20 anos desde a estreia) é uma das mais lembradas. E não só pelo público, como também pelos atores envolvidos na confusão: recentemente, a atriz se abriu sobre o assunto em podcast do jornal Los Angeles Times, contou como a briga começou e explicou por que, mesmo após tantos anos, o evento ficou marcado para ela.
Lucy Liu, que mais recentemente protagonizou a série Por Que as Mulhere Matam, afirmou que a discussão começou quando Bill Murray, que interpreta Bosley em As Panteras, começou a atacá-la verbalmente. “Enquanto estávamos filmando, Bill começou a disparar insultos, que não darei detalhes, sem parar. Pensei ‘parece que ele está olhando diretamente para mim’ e, literalmente, olhei por cima do meu ombro para ver se ele estava falando com alguém atrás de mim. Falei ‘desculpa, você está falando comigo?’, e ele claramente estava porque aí começou um diálogo direto”, disse.
De Farrah Fawcett a Kristen Stewart: Relembre a jornada de As Panteras das telinhas às telonasAo podcast Asian Enough, a atriz ainda deixou claro que não se arrepende de ter confrontado o ator e que não deixaria de se posicionar. “Algumas das coisas que ele disse são imperdoáveis e inaceitáveis e eu não ia ficar lá sentada ouvindo. Então, sim, eu me defendi e não me arrependo (...) Lembro que, anos depois, algumas pessoas da equipe que eu nem conhecia na época vieram até mim e agradeceram por eu ter feito aquilo”, afirma.
Machismo em Hollywood
Nos últimos anos, o movimento de atrizes de Hollywood contra o machismo na indústria do cinema tem apontado para os diversos problemas sofridos pelas mulheres nos ambientes profissionais, que vão da sexualização exagerada de grandes personagens ao menosprezo ao trabalho criativo, como Emma Stone relatou em entrevista. Ao relembrar o episódio nos bastidores de As Panteras, Lucy Liu também relatou como o sexismo afetou a percepção pública sobre o que aconteceu.
Marvel Machista? 6 momentos machistas dos filmes de super-heróis da franquia que deveriam ser apagados“Eu me lembro que, depois, o que saiu na imprensa foi que eu fiz ‘isso ou aquilo’. É incrível como as pessoas automaticamente assumiram que a mulher é a pessoa difícil de lidar. Eu não entendia como aquela situação virou, sendo que eu não tinha feito nada para provocá-la. Então, mesmo décadas depois é algo de que eu obviamente me lembro muito intimamente, nunca esqueci”, pontuou.
Por fim, a atriz comentou que, hoje em dia, não guarda ressentimentos e que até chegou a reencontrar o ex-colega de trabalho. “Não tenho nada contra Bill Murray, de jeito nenhum. Eu o encontrei depois em uma reunião do Saturday Night Live, ele veio até mim e foi legal, mas eu não ia ficar lá sendo atacada (...) Não quero ser o tipo de pessoa que não vai se impor e proteger a única coisa que tem, que é a própria dignidade e respeito”, pontuou.