Já parou para pensar em como vai ser nosso futuro? Não em onde você particularmente estará nos próximos cinco anos, mas onde a humanidade vai parar? Os filmes de ficção científica nos levam a lugares além da nossa imaginação, sonhando com futuros que inevitavelmente moldarão nossos próprios avanços tecnológicos.
Seja no espaço sideral e na descoberta de novos mundos com naves espaciais como em Star Trek (cujos novos filmes da franquia estão no Telecine), na expansão das fronteiras tecnológicas, na dominação da inteligência artificial, ou até mesmo com viagens no tempo e um futuro com hoverboards e roupas que secam sozinhas como em De Volta para o Futuro 2 (também disponível no streaming do Telecine).
19 invenções do cinema que seriam muito úteis no dia-a-diaSeparamos 5 temáticas que são exploradas em longas-metragens futurísticos, e um filme para cada uma delas. Será que estamos próximos de algum desses cenários? Todas as produções citadas estão disponíveis no catálogo do streaming do Telecine. O aplicativo de filmes do hub de cinema oferece 30 dias grátis para novos assinantes.
Inteligência artificial: O Protótipo
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/07/28/17/06/0175416.jpg)
O conceito de inteligência artificial foi popularizado nos cinemas com A.I. - Inteligência Artificial (em cartaz na plataforma digital). Desde então, a temática foi explorada diversas vezes — mais para o lado pessimista do que para o otimista, com robôs e inteligências artificiais eventualmente superando a capacidade da raça humana, como no excelente Eu, Robô e na franquia O Exterminador do Futuro (disponível no streaming). Em O Protótipo, filme deste mês no Telecine, Theo James (Divergente) interpreta um homem que se dedica integralmente ao desenvolvimento de uma IA sofisticada no ano de 2038, uma andróide similar à sua esposa falecida (Stacy Martin), com memórias implantadas e sentimentos. Só que a situação logo sai do controle.
![O Protótipo](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/21/07/27/00/59/1863119.jpg)
Ciborgues: Ghost In The Shell: O Fantasma Do Futuro
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/21/07/28/17/06/0189457.jpg)
Embora já existam inteligências artificiais e robôs (ainda que não tão avançados que nos filmes), os ciborgues ainda estão longe de acontecer. A menos que consideremos próteses de membros, marcapasso, coração artificial e chips que controlam os níveis de insulina no corpo como um princípio disso. De qualquer forma, o cinema já explorou bastante tal temática, como é o caso de Ghost In The Shell, mangá que foi adaptado para diversas produções, que estão disponíveis no streaming do Telecine: o anime O Fantasma do Futuro e para o live-action A Vigilante do Amanhã, estrelado por Scarlett Johansson, criticado por "embranquecer" a protagonista. Na trama, ambientada em 2029, os humanos possuem ciber-cérebros capazes de acessar redes de informações, ficando à mercê de ataques hackers. Confira nossa entrevista com Johansson.
![Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro](https://br.web.img2.acsta.net/c_310_420/medias/nmedia/18/85/94/86/20078371.jpg)
Ataque alienígenas: O Dia em que a Terra Parou
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/21/07/28/17/06/0200378.jpg)
Certamente o conceito mais explorado em filmes é a chegada de alienígenas ou monstros na Terra, muitas vezes de forma hostil — como na franquia Alien (em cartaz nos Telecine), na produção Skyline - A Invasão e em Godzilla II: Rei dos Monstros, todos em cartaz na plataforma digital. Uma produção que explorou a questão de forma um pouco diferente foi O Dia em que a Terra Parou, filme de 1951 que ganhou um remake em 2008, que está disponível no streaming do Telecine. Estrelado por Keanu Reeves e Jennifer Connelly, a trama segue o alienígena Klaatu, que vem ao planeta Terra alertar os humanos sobre a crise global. Ele deseja conversar com líderes mundiais sobre a questão, mas a humanidade o vê como um ser hostil e que precisa ser eliminado.
![O Dia em que a Terra Parou](https://br.web.img2.acsta.net/c_310_420/medias/nmedia/18/87/01/20/19871084.jpg)
Doenças: Procurada
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/21/07/28/17/06/0211298.jpg)
A ficção científica acredita que, um dia, a humanidade progredirá o suficiente em sua trilha evolutiva para ocupar seu lugar entre as estrelas. Porém, ela também sugere maneiras novas e inovadoras de destruirmos nosso próprio planeta e a humanidade nos melhores e piores filmes catástrofe. Antes mesmo da pandemia do coronavírus acontecer, longas-metragens como Contágio mostraram vírus que destruíram parte da população. Em Procurada, produção que está em cartaz no Telecine, um cometa libera um vírus que começa a matar todas as mulheres do mundo. Freida Pinto (Um Amor, Mil Casamentos) e Leslie Odom Jr. (Hamilton) interpretam um casal que precisa escapar tanto da doença quanto do governo e de alguns caçadores de recompensas que querem matar o resto das mulheres existentes.
![Procurada](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/20/12/23/17/22/3414822.jpg)
Desastres naturais: A 5ª Onda
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/21/07/28/17/06/0222219.jpg)
No universo pessimista da ficção científica, se a humanidade não for destruída por doenças, robôs rebeldes ou ataques alienígenas, provavelmente vai ser de desastres naturais. E se eles fossem causados por aliens? Aí já é um extra. Em A 5ª Onda, filme que pode ser visto no Telecine, a Terra sofre uma série de ataques alienígenas: um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta; um tsunami gigantesco; um vírus letal transmitido pelos pássaros; aliens infiltrados entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade da quinta onda, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.
![A 5ª Onda](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/15/12/11/19/15/262364.jpg)
E você, se pudesse prever o futuro, o que acha que aconteceria? Conte para a gente nos comentários e não deixe de conferir todos os filmes citados, que estão em cartaz no Telecine. Vale lembrar que o serviço de streaming do Telecine oferece 30 dias grátis para novos assinantes.