Desde 1992, o dia 25 de julho marca no calendário a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que nasceu para dar visibilidade à luta contra a opressão de gênero e contra a violência marcada pelo racismo e pela exploração. No Brasil, o evento também se tornou o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à memória de uma das mais importantes líderes quilombolas e um grande símbolo da resistência contra a escravização negra e indígena.
O evento surgiu a partir de um encontro de mulheres negras em Santo Domingo, na República Dominicana, como parte do movimento para debater e pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a se aliar na luta antirracista, que passa também por questões culturais e socioconômicas na América Latina. Além disso, claro, a data também é uma comemoração à resistência e à vida das mulheres negras.
Dia da Mulher Negra: Dicas de filmes no Telecine
Para celebrar as histórias que trazem mulheres negras tanto no protagonismo, quanto na liderança atrás das câmeras, o AdoroCinema listou cinco filmes imperdíveis que fazem parte da cinelist Mulheres Pretas, disponível no Telecine. Vale lembrar que o serviço de streaming do Telecine oferece 30 dias grátis para novos assinantes. Confira:
Antônia
Lançado em 2006, o filme brasileiro acompanha a história de quatro amigas que moram na região da Brasilândia, bairro na periferia de São Paulo, e estão em busca do sucesso na carreira musical. Enquanto o sonho começa a se tornar realidade, o quarteto formado por Negra Li, Leilah Moreno, Cindy e Quelynah também precisa lidar com uma realidade dura, marcada pela desigualdade social e pelo machismo.
Com nomes famosos no elenco, como Sandra de Sá e Thaíde, Antônia, que você pode assistir no Telecine, inspirou também uma série de mesmo nome, que fez sucesso na Globo no início dos anos 2000 e trouxe também uma história de amizade e muita música boa.
Praça Paris
Com a produção dividida entre Brasil, Argentina e Portugal, Praça Paris traz a atriz Grace Passô no papel de Glória, que trabalha como ascensorista no prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tentando se entender melhor com a própria história, Glória busca ajuda de uma jovem terapeuta que trabalha por lá e a relação entre as duas expõe um desnível social gigantesco, marcado pelos privilégios de uma em contraste com a vivência da outra. O filme de 2017 está no catálogo do Telecine e conta com Babu Santana e Joana de Verona no elenco.
Rafiki
O filme da diretora queniana Wanuri Kahiu conta a história de duas jovens meninas que são filhas de famílias rivais na polícia, mas acabam descobrindo uma paixão intensa. Além de lidarem com as emoções dos amadurecimentos, as duas também acabam desafiando as leis e costumes que criminalizam a relação homossexual. Misturando drama e romance, Rafiki estreou em 2018 no Festival de Cannes. Assista Rafiki no Telecine.
Para Garotas de Cor
O elenco do filme independente Para Garotas de Cor, que você pode assistir agora no streaming, é composto por um verdadeiro time de estrelas, que incluem Whoopi Goldberg, Janet Jackson, Kerry Washington e Tessa Thompson. O grupo protagoniza histórias contadas em poemas adaptados da obra da escritora Ntozake Shange, nome importante do movimento feminista afroamericano nas últimas décadas. As tramas misturam dança, arte e música para colocar no centro as experiências vividas por essas mulheres.
O Corpo é Nosso!
Com Roberta Rodrigues e Renato Góes nos papéis principais, o filme brasileiro mistura ficção e realidade em um documentário que aborda a relação que a mulher tem com seu próprio corpo, no que diz respeito às manifestações artísticas e à sexualidade. É a partir deste viés que o filme discute a desconstrução da visão masculina, partindo da autorreflexão de um jornalista, que começa a questionar o machismo e o sexismo impregnados nele. Assista ao documentário O Corpo é Nosso! no Telecine.