Junho é o mês do orgulho LGBTQ+, uma data de comemoração ao amor e reflexão sobre a resistência de uma comunidade que luta por respeito e equidade de oportunidades e direitos. Além da importância de celebrar amores e identidades, é necessário representar a pluralidade desses grupos quando se trata de corpos, raças e classes sociais, que também são aspectos determinantes na vivência de cada um deles.
Pose, Sense8 e outras produções com protagonismo trans para assistir na NetflixEm homenagem aos grupos racializados nos cinemas e na TV, o AdoroCinema preparou uma lista com casais LGBTQ+ com composições interraciais e afrocentradas, que fazem parte de uma comunidade plural que necessita da interseccionalidade para acolher a todas as pessoas em suas singularidades. Confira:
With a Kiss I Die
With a Kiss I Die é um emocionante drama baseado no casal Romeu e Julieta, de William Shakespeare, mas em uma versão com casal lésbico, interracial e sobrenatural. A trama acompanha Juliet (Ella Kweku), que é forçada a viver solitária por quase 800 anos após a morte de Romeu em seus braços. Quebrada e entorpecida, ela conhece Farryn (Paige Emerson), uma jovem que captura seu coração novamente e a ensina que amor e perda fazem parte da vida, assim como também a faz reviver seus sentimentos há muito tempo adormecidos.
As Boas Maneiras
E vamos de orgulho LGBTQ+ em um filme brasileiro! As Boas Maneiras é protagonizado por Marjorie Estiano e Isabél Zuaa e conta a história de Clara, uma enfermeira moradora da periferia de São Paulo que é contratada pela rica e misteriosa Ana para ser babá de seu filho ainda não nascido. As duas mulheres se aproximam e desenvolvem um vínculo especial, mas uma fatídica noite coloca a relação delas à prova.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Premiado como “Melhor Filme” no Oscar 2017, Moonlight: Sob a Luz do Luar é um retrato profundo sobre a realidade de um jovem negro e gay. O longa-metragem traz um casal afrocentrado e acompanha Chiron nas três fases mais importantes de sua vida, desde o momento em que o rapaz fugia de valentões na rua durante a infância até o período em que luta contra o mundo do crime e descobre sua sexualidade em meio a tantos conflitos e emoções reprimidas.
Manhãs de Setembro
Estrelada pela cantora Liniker e por Karine Teles, Manhãs de Setembro é a nova série do Amazon Prime Video que estreou em 25 de junho e mostra as diversas faces do amor, tanto familiar quanto romântico. Na trama, Cassandra, uma mulher trans negra, está vivendo a melhor fase de sua vida após conquistar seu próprio apartamento, estabelecer um relacionamento saudável e feliz com o namorado Ivaldo (Thomas Aquino) e garantir sua independência financeira ao se dividir nos trabalhos de entregadora na parte da manhã e artista cover da Vanusa de noite. No entanto, tudo vira ao avesso quando ela descobre a existência de um filho de dez anos de idade.
The L Word
Considerado como um patrimônio cultural da comunidade lésbica, The L Word é protagonizado pelo casal Bette Porter (Jennifer Beals) e Tina Kennard (Laurel Holloman), duas mulheres que estão tentando ter o primeiro filho juntas. Além delas, as demais personagens formam um grupo de amigas lésbicas que se reúnem nos bares de Los Angeles e vivem aventuras, desgostos, descobertas e novos amores.
Rafiki
Em Rafiki, Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são duas jovens que se apaixonam e vivem um romance intenso em meio à rivalidade política entre suas famílias. Lutando em busca do amor e do alcance de seus sonhos profissionais, elas enfrentam uma sociedade conservadora em Uganda enquanto tentam não perder a si mesmas.
A Festa de Formatura
A Festa de Formatura é uma produção do adorado Ryan Murphy e conta com um elenco formado por Nicole Kidman, Meryl Streep e James Corden. No filme, três atores egocêntricos da Broadway percebem que estão perdendo a relevância no cenário artístico e decidem realizar uma boa ação para ficarem em alta na mídia. Nessa missão, eles decidem ajudar Emma (Jo Ellen Pellman) a realizar o sonho de levar a namorada Alyssa (Ariana DeBose), filha de uma mulher conservadora, em um baile de formatura.
Com Amor, Simon
Lançado em 2018, Com Amor, Simon tem um casal interracial no centro da trama e acompanha o adolescente Simon Spier (Nick Robinson), que passou a vida escondendo sua verdadeira sexualidade e passa a revelar toda a sua essência quando inicia uma conversa por e-mail com um garoto misterioso chamado Blue. Por não saber com quem está falando, o jovem busca por pistas que o levem até o rapaz oculto. Nesta caminhada, ele também tenta encontrar a si mesmo.
Euphoria
A aclamada série da HBO conquistou o coração da Geração Z com um elenco diversificado, maquiagens e figurinos super estilosos e um casal central repleto de paixão e complexidade. Euphoria acompanha Rue (Zendaya), uma adolescente viciada em drogas que tenta refazer sua vida e concluir o ensino médio. Em meio à sua luta pessoal, ela conhece Jules (Hunter Schafer), uma jovem trans otimista e apaixonada pela vida que gera um contraste em seus dias sombrios. Juntas, elas se unem em suas dores e tentam abrilhantar a vida uma da outra.
Sense 8
Com um casal interracial perfeito formado por Nomi (Jamie Clayton) e Amanita (Freema Agyeman), Sense8 mostra a luta de oito pessoas de diferentes países, culturas e valores que descobrem que estão mentalmente e emocionalmente conectados após a morte de uma misteriosa mulher. Juntos, eles se unem como uma verdadeira família e enfrentam um vilão em comum que pretende exterminá-los.