O filme da Sessão da Tarde hoje será Romeu e Julieta, protagonizado por Hailee Steinfeld (Quase 18) e Douglas Booth (O Destino de Júpiter). A produção dirigida por Carlo Carlei (O Vôo do Inocente) é uma adaptação moderna do conto clássico de William Shakespeare. Então se você adora longas baseados em livros famosos, não pode perder a exibição.
Na trama, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto são adolescentes que se apaixonam, mas pertencem a famílias rivais. Por isso, eles precisam manter a relação em segredo. Contudo, à medida que a paixão aumenta, fica mais difícil esconder a realidade.
O longa lançado em 2013 é uma das mais de trinta adaptações cinematográficas de Romeu e Julieta. Se contarmos filmes para a televisão, séries e peças teatrais, o número fica ainda maior. Isso que é atravessar gerações, né?
Confira a seguir, as melhores — e mais inusitadas — adaptações da obra de Shakespeare para as telonas:
Amor, Sublime Amor (1961)
Amor, Sublime Amor é um dos clássicos definitivos de Hollywood. Nesta versão, Tony faz parte de uma gangue chamada Jets. Ele acaba se apaixonando por Maria, que é irmã do líder de um grupo rival. O amor entre os dois torna a disputa entre as máfias cada vez mais violenta. Ah, e a obra foi transformada em um grande musical para essa adaptação.
Sessão da Tarde desta semana: Filmes que a Globo vai passar de 08/03 a 12/03Romeu + Julieta (1996)
Leonardo DiCaprio e Claire Danes vivendo Romeu & Julieta? Temos. A história de Romeu + Julieta se passa em Verona Beach. Membros de famílias rivais, o casal improvável se apaixona e acaba tendo o segredo revelado por uma apresentadora de televisão. A partir daí, os dois irão enfrentar terríveis consequências.
Leonardo DiCaprio: A última estrela de Hollywood? (Análise)Romanoff e Julieta (1961)
No mesmo ano em que Amor, Sublime Amor foi lançado, Peter Ustinov decidiu criar a sua própria versão da obra clássica de Shakespeare. Aqui, o cineasta utiliza a história como uma forma de cutucar a guerra fria. A proposta é simples: um general ditador soviético acaba se apaixonando pela filha do inimigo norte-americano, e as coisas ficam bem complicadas.
Titanic (1997)
Você pode até estar pensando: o que Titanic tem a ver com Romeu e Julieta? Em um primeiro momento, a associação parece distante. Porém, James Cameron — o diretor do filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet — afirmou várias vezes em entrevistas que a sua obra é a versão de Romeu & Julieta no mar. Não tem como discordar de quem criou o longa, né?
Titanic: Kate Winslet desabafa sobre as críticas "chocantes" e "cruéis" que recebeuRomeu tem que Morrer (2000)
Romeu tem que Morrer é uma adaptação — quase — romântica da obra literária clássica. Nela, Romeu é o filho de um chefão da máfia chinesa. Enquanto isso, Julieta é a filha de um líder mafioso dos Estados Unidos. Aaliyah — cantora que faleceu nos anos 2000 — e Jet Li dão vida ao casal. Não tem como ficar mais bizarro. Por incrível que pareça, o longa não foi mal recebido pelo público e crítica.
Gnomeu e Julieta (2011)
Chegando ao fim, não podemos deixar de citar Gnomeu e Julieta, adaptação animada e criativa de Romeu & Julieta. Nela, dois gnomos de jardim acabam se apaixonando, mesmo pertencendo a vizinhanças inimigas.
10 Filmes para assistir com os pais na quarentenaO Casamento de Romeu & Julieta (2005)
O Casamento de Romeu & Julieta deveria ser considerado um patrimônio cultural. Nesta versão, uma palmeirense (Luana Piovani) se apaixona por um torcedor corintiano (Marco Ricca). A situação acaba ocasionando diversos conflitos sem sentido. Se você adora um trash, não pode perder.
Melhores filmes brasileiros que você precisa assistir, segundo a redação do AdoroCinema