Andra Day é a protagonista de Estados Unidos Vs Billie Holiday, que foi lançado em 26 de fevereiro no catálogo do Hulu e tem sido um título de peso na temporada de premiações. Vencedora do Globo de Ouro 2021 na categoria de "Melhor Atriz em Filme Dramático", a cantora surpreendeu por sua performance no primeiro filme em que protagonizou. Como sua estreia foi sutil mas já está se tornando assunto em Hollywood, o AdoroCinema preparou um material para quem deseja conhecê-la melhor.
Quem é Andra Day?
Nascida em 30 de dezembro de 1984, na Califórnia, Cassandra Monique Batie passou a se chamar Andra Day ao consolidar a carreira como compositora e cantora. A artista cresceu em uma família religiosa e costumava visitar a igreja todos os domingos, e este foi o ambiente em que teve o primeiro contato com a música. Ao entrar no grupo jovem de cantores da Primeira Metodista Unida, a pequena Cassandra causava grande admiração nos fiéis que frequentavam o local, devido às suas habilidades vocais.
Mais tarde, aos cinco anos de idade, ela começou a fazer aulas de dança na Valencia Park School, em San Diego, onde desenvolveu interesse por artes e conheceu, pela primeira vez, grandes personalidades da música, como Dinah Washington, Ella Fitzgerald e Billie Holiday.
Carreira musical
Após anos de treinamento para melhorar suas habilidades, Andra Day ouviu o conselho de suas grandes inspirações e, em 2015, lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado “Cheers to the Fall”. O álbum se tornou um grande sucesso de forma extraordinária, alcançando a 48º posição na parada Billboard Hot 200, um dos rankings mais competidos na indústria musical nos Estados Unidos.
Seu primeiro lançamento teve um importante papel para torná-la conhecida no país, principalmente devido à faixa “Rise Up”, que atualmente figura como seu maior sucesso, tornando-se trilha sonora de diversos filmes e, até mesmo, de novelas brasileiras como Totalmente Demais, exibida entre 2015 e 2016.
O disco causou tanto impacto comercial que recebeu indicação de "Melhor Álbum de R&B" e “Melhor Performance de R&B” no Grammy 2016. Depois de brilhar na premiação, Andra Day começou a realizar turnês ao redor do mundo e expandiu seu repertório musical ao se concentrar em diferentes gêneros como pop, soul e blues.
Andra Day nos cinemas
Desde o início da carreira, o único contato que Andra Day teve com o cinema foi em suas participações nas trilhas sonoras de produções como Lista Negra, Grey’s Anatomy e Doctor Who. Com o total de 30 créditos como cantora em filmes e séries, seu primeiro trabalho como atriz foi na dublagem de Carros 3, lançado em 2017.
Posteriormente, Andra Day esteve em Marshall: Igualdade e Justiça, onde de fato mostrou seu rosto e suas habilidades na atuação ao lado de Chadwick Boseman, Kate Hudson e Sterling K. Brown. E então, finalmente, após quatro anos, a artista pôde mostrar seu talento em tempo integral ao estrelar Estados Unidos Vs Billie Holiday.
No enredo do filme, Andra Day interpreta Billie Holiday, sua grande inspiração da vida real. A personagem é retratada no auge da carreira, quando se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos e acaba envolvida em uma operação secreta liderada pelo Agente Jimmy Fletcher, com quem ela teve um caso tumultuado no passado. No longa-metragem, ela divide tela com Trevante Rhodes, Natasha Lyonne, Garrett Hedlund e Miss Lawrence.