![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/20/09/25/09/17/5793770.jpg)
Recentemente, a Netflix lançou o documentário O Dilema das Redes e reacendeu um debate que nem sempre faz parte do público massificado dos grandes serviços de streaming: até que ponto a criação das redes sociais para de representar uma facilitação e passa a significar um grande problema social?
Mesmo sendo uma temática responsável por gerar ótimas obras documentais nos últimos anos, foi apenas com O Dilema das Redes que a questão passou a ser debatida com mais afinco. No entanto, o longa da Netflix acaba sendo um pouco raso em alguns momentos (leia aqui a crítica completa) e deixa o gostinho de querer saber mais sobre o assunto.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com outras 5 produções além de O Dilema das Redes para entender melhor as redes sociais e seu impacto no mundo. Confira!
PRIVACIDADE HACKEADA
![](https://www.amnesty.or.th/files/2415/6412/4578/73d5bc6c411429aad2d9e00d309cac73fe594750.jpg)
O escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook é recontado através da história de um professor americano. Ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarca em uma jornada para levar o caso à corte, já que a lei americana não protege suas informações digitais mas a lei britânica sim.
Aqui, entendemos os impactos mais profundos das redes sociais, com destaques especiais para a venda de informações pessoais que podem ter ajudado a eleger presidentes ao redor do mundo apenas com informações falsas direcionadas — Privacidade Hackeada, inclusive, mostra cenas da última eleição brasileira.
SUJEITO A TERMOS E CONDIÇÕES
![](https://marriedwithchildrenandtheguninmymouthjammed.files.wordpress.com/2014/09/image10.jpg)
O que acontece quando o usuário clica em "aceitar" um contrato de termo de uso na internet? O documentário busca revelar o que vem sendo feito pelas corporações e os governos que possuem acesso ilimitado as informações dos usuários através de bancos de dados em computadores e celulares, permitidos de serem acessados ao se clicar "aceitar" em um termo de uso.
Sujeito a Termos e Condições fala não apenas sobre sites e plataformas em si, mas também como os usuários se desacostumaram completamente a ler as informações que podem ser pertinentes a respeito daquilo que assinam: fabricação da facilidade digital?
EIS OS DELÍRIOS DO MUNDO CONECTADO
![](https://3.bp.blogspot.com/-fdMZt39Bgog/WRXrWBKby3I/AAAAAAAABBY/AEIO01s9Bvwizrbccy8j23denDEvAAaPwCLcB/s1600/151368.jpg)
Uma análise detalhada e minuciosa sobre os impactos exercidos pela internet na sociedade contemporânea - que passa grande parte do seu tempo conectada no mundo virtual por causa das necessidades e demandas da vida moderna - bem como uma exploração aprofundada, filosófica e provocativa sobre os limites e as fronteiras da internet.
Dirigido por Werner Herzog e contando ainda com a participação de personalidades absurdamente influentes na nova era, como por exemplo Elon Musk, Eis os Delírios do Mundo Conectado tenta traçar um paralelo de como a sociedade se rendeu completamente à facilidade da tecnologia sem maiores questionamentos do que ela esconde.
IMPÉRIO DE MEMES
![](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/12/american-meme.jpg)
Existe maneira melhor de tentar entender o impacto cultural das redes sociais do que assistindo uma representação prática disso? Em Império de Memes, as personalidades com milhões de seguidores mostram como é a vida real por trás disso.
Seguindo os passos da socialite Paris Hilton, uma geração de estrelas da mídia surgiu e se esforça para criar impérios além do mundo virtual. Josh Ostrovsky, Brittany Furlan, Kirill Bichutsky, a própria Paris e outros influenciadores mostram suas vidas por trás das câmeras e de seus milhões de seguidores.
THE CLEANERS
![](https://www.pbs.org/independentlens/wp/wp-content/uploads/2018/08/the-cleaners-cubicles-dark-sig.jpg)
No sombrio submundo da internet, quem é responsável por controlar o que vemos e o que pensamos? Um olhar analítico sobre a indústria virtual responsável por fazer limpezas digitais, apagando e controlando os conteúdos que ficam visíveis online.
Um dos olhares mais sombrios a respeito do que representam redes sociais atualmente está em The Cleaners, que mostra o cotidiano de profissionais que trabalham checando conteúdos postados fora das regras: e isso vai desde imagens gráficas de assasinato e tortura até sexo explícito. Seria realmente algo bom ter o acesso fácil em nossas mãos?