Existem duas coisas que nos vem à cabeça quando pensamos em páscoa: chocolate e coelhos. Estes dois elementos não representam completamente o significado religioso da data, porém, tornaram-se símbolos culturais da celebração.
Por isso, separamos seis filmes que não necessariamente falam sobre a comemoração, mas que ainda assim possuem algumas características inerentes à festividade cristã. De coelhos sobrenaturais aos acusados de crimes, confira abaixo a seleção do AdoroCinema para assistir com a família (ou não) nesta data.
10 filmes inusitados da Marvel que nunca saíram do papel (e você não fazia ideia)DONNIE DARKO
Quem assistiu ou ouviu falar sobre Donnie Darko, provavelmente já se deparou com a imagem de um coelho gigante e assustador que aparece no filme. O longa, protagonizado por Jake Gyllenhaal, fala sobre um adolescente que é perturbado por uma criatura que o obriga a cometer crimes.
Repleto de metáforas sobre viagem no tempo, e com uma trama enigmática, Donnie Darko instiga, assusta e quebra nossas cabeças. Não é exatamente uma obra para celebrar a chegada da páscoa, porém, pode agradar àqueles que não querem deixar a data passar em branco, comemorando de maneira inusitada. De quebra, ainda podemos contar a atuações de jovens Maggie Gyllenhaal e Drew Barrymore,
via GIPHY
JOJO RABBIT
A única semelhança entre a páscoa e Jojo Rabbit é o título do filme. Mas isso não significa que você não deveria assisti-lo nesta Páscoa, ou em qualquer outra data. Dirigido por Taika Waititi, o longa acompanha Jojo, um menino de 10 anos fascinado pelo nazismo.
Contudo, ele faz amizade com uma menina judia, que acaba quebrando seus ideais precipitados. Repleto de irônia, metáforas e sequências imaginativas, a obra protagonizada por Roman Griffin e Scarlett Johansson pode trazer alegria em momentos sombrios.
A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Esta é a escolha mais clichê da lista, porém, não a menos bizarra. Todos conhecemos a história de A Fantástica Fábrica de Chocolate: Um menino humilde ganha a chance de conhecer a famigerada fábrica de Willy Wonka, oportunidade rara entre as pessoas.
Entretanto, no remake protagonizado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton, a bizarrice extrapola os limites. Dentro das paredes da empresa, vemos anões dançarinos, armadilhas mortais e até mesmo esquilos vingativos.
via GIPHY
PEDRO COELHO
Este é o filme mais acessível para a família dentro dessa lista. Em Peter Rabbit (no original), acompanhamos um coelho rebelde que quer invadir o jardim de vegetais de um fazendeiro. Após conseguir, Pedro precisará competir com outros animais pela atenção de Bea, uma amante de animais.
UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Uma Cilada para Roger Rabbit foi revolucionário em seu lançamento. O longa foi um dos pioneiros em misturar desenho e live-action, criando uma obra única. Dirigido por Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro), o filme conta a história de um coelho que precisa provar a sua inocência após ser acusado de assassinato.
Definitivamente inadequado para os mais jovens, Roger Rabbit pode arrancar risadas de quem curte um humor mais ácido.
via GIPHY
RABBITS
Para fechar com chave de ouro, temos o média-metragem Rabbits, dirigido por David Lynch. A obra é um dos projetos mais experimentais e enigmáticas do cineasta, responsável também por longas como Império dos Sonhos, Cidade dos Sonhos, Twin Peaks e Eraserhead.
Na trama, três coelhos humanoides vivem em uma cidade onde nunca para de chover — e escondem um segredo assustador. O formato da produção é estilo sitcom, onde vemos tudo acontecendo em um único ângulo e existe uma plateia invisível que reage às cenas.
Assistir a Rabbits é uma jornada inesquecível: presenciamos diálogos desconexos, imagens demoníacas e um clima constante de desconforto. Pode não ser exatamente o espírito que você busca no feriado, mas pense pelo lado positivo: ao menos estamos vendo coelhos.
David Lynch: De Twin Peaks a Duna, a influência surrealista do diretor no cinema