Faleceu nesta terça-feira, dia 24, Albert Uderzo, um dos criadores do personagem Asterix. Segundo comunicado oficial da família, o quadrinista francês sofreu um ataque cardíaco e sua morte não tem relação com o Coronavírus.
“Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa em Neuilly, após um ataque cardíaco que não estava ligado ao coronavírus. Ele estava extremamente cansado nas últimas semanas ”, disse seu genro Bernard de Choisy à imprensa francesa.
O ilustrador criou o personagem Asterix e seus amigos em 1959, ao lado de seu amigo René Goscinny para a revista Pilote, na França. Em 1961, a série começou a ser lançada como álbuns individuais, e em 1967 a dupla decidiu dedicar todo o seu tempo a ela.
Foi aí que surgiram os quadrinhos que abordam as aventuras dos gauleses de barba e bigodes loiros e que logo se tornaram um sucesso mundial. Goscinny morreu em 1977, mas Uderzo optou por escrever e ilustrar a série sozinho, continuando a fazê-lo até se aposentar em 2011. Uma nova equipe composta pelo escritor Jean-Yves Ferri e pelo ilustrador Didier Conrad assumiu o comando em 2013 e continua a publicar.
Ao todo, os álbuns de Asterix venderam 280 milhões de cópia em 111 idiomas. Além disso, ganharam desenhos animados e 14 filmes como Asterix, o Gaulês, o primeiro a ser lançado em 1967, e o mais recente, Asterix e o Segredo da Poção Mágica, de 2018, que arrecadou mais de US$ 46 milhões em todo o mundo.