Os irmãos Grimm figuram entre os escritores mais influentes da história. A maior motivação para a criação de seus contos era unir as pessoas através de narrativas fantásticas. Por isso, eles coletaram lendas urbanas de diversas regiões da Alemanha, e escreveram ficções baseadas em mitologias populares.
O impacto destas obras foi tão grande, que até hoje podemos assistir filmes e séries inspirados nos trabalhos de Jacob e Wilhelm Grimm. O exemplo mais recente disso é o longa Maria e João - O Conto das Bruxas, que estreou nesta semana, e apresenta uma abordagem fiel às primeiras versões obscuras da história.
Porém, nem todas as produções baseadas nos trabalhos dos Grimm resgatam a carga perturbadora presente nos livros do século 19. Veja a seguir, sete adaptações cinematográficas das obras literárias dos irmãos Grimm, e como algumas escapam das ideias sombrias dos autores:
1. Maria e João (2020)
Maria e João - O Conto das Bruxas conta a história de dois irmãos, que entram em uma floresta profunda para buscar alimentos e a possibilidade de trabalho. Mas no caminho, acabam encontrando a casa de uma misteriosa idosa, que irá trazer riscos à vida dos dois.
O filme, dirigido por Oz Perkins, abraça o terror e não poupa seus jovens protagonistas dos mais cruéis destinos.
2. A Bela Adormecida (1959)
Assim como outras animações da lista, A Bela Adormecida é uma adaptação otimista das obras originalmente macabras dos Grimm. Na versão antiga, a princesa é violentada pelo príncipe, e acaba engravidando de gêmeos mesmo em um sono profundo.
Quando seus filhos nascem, acabam acidentalmente retirando a farpa amaldiçoada do dedo da mãe, fazendo com que ela acorde de sua sentença sobrenatural. Estes desdobramentos são diferentes do conto de fadas hollywoodiano, que preza por um final romântico, e feliz.
3. A Garota da Capa Vermelha (2011)
Estrelado por Amanda Seyfried (Garota Infernal) e Gary Oldman (O Destino de uma Nação), o filme busca uma adaptação mais próxima de Chapeuzinho Vermelho. Porém, a diretora Catherine Hardwicke não chega nem perto da história original, que envolve canibalismo, strip-tease e outros fetiches inusitados.
4. Caminhos da Floresta (2014)
Caminhos da Floresta é uma adaptação musical de diversos contos celebrados dos irmãos Grimm, como Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e João e o Pé de Feijão.
Com participação de Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) e Anna Kendrick (A Escolha Perfeita), a obra dirigida por Rob Marshall (Chicago) gira em torno de um padeiro e sua mulher, que moram em um vilarejo repleto de personagens literários clássicos.
5. Cinderela (1950)
Todos conhecem a história de Cinderela. O que poucos sabem, é que o conto original envolve temáticas como luto e automutilação, já que a princesa precisa cortar o próprio dedo do pé para que seu sapatinho caiba.
6. Enrolados (2010)
Inspirado no conto de Rapunzel, Enrolados é uma visão aventureira da história adulta originada no século 19. Todos sabemos que a princesa permanece presa em uma torre por muitos anos, até ser resgatada por um príncipe. Entretanto, uma das nuances exploradas pelos Grimm é a sexualidade, já que a heroína da narrativa original acaba engravidando de gêmeos.
7. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
A animação clássica da Walt Disney apresenta a história de uma princesa atormentada pela inveja de sua madrasta, que tenta assassiná-la por sua beleza. Para escapar, ela busca abrigo na casa de sete anões.
A premissa do longa compartilha diversas semelhanças com o conto original. Porém, na versão dos Grimms, a madrasta é a mãe de Branca de Neve, que tenta matar sua própria filha de sete anos de idade.
A sua última tentativa é a melhor sucedida, colocando a pequena em uma coma profundo. Porém, após ser raptada pelo príncipe e acordar ao levar um soco no estômago que coloca a maçã envenenada para fora de seu organismo, a menina retorna ao reino e tortura sua mãe até a morte.