Spike Lee esteve no Oscar 2020 para entregar o prêmio de Melhor Diretor, e ele aproveitou para escolher um terno especial para a noite. Em um gesto de tributo a Kobe Bryant, o cineasta usou um terno roxo e amarelo, cores do Los Angeles Lakers.
O time em questão é o que Kobe pertenceu durante toda a sua carreira. Além disso, a peça continha os números 2 e 4 na frente e 24 atrás, marca da camisa usada pelo atleta nos seus últimos anos no time.
Acompanhado de sua esposa, Tonya Lewis Lee, o diretor completou o visual com duas peças já muito usadas por ele: boina e óculos, só que, dessa vez, também da cor roxa. A homenagem foi de cabeça aos pés, literalmente, pois ele escolheu um tênis laranja de uma linha da Nike assinada por Kobe Bryant.
Spike Lee falou sobre a homenagem: “É um tributo, uma honra. Todos nós sentimos falta dele. Vou apresentar [um prêmio] hoje, mas também queria representá-lo”.
Kobe Bryant faleceu no último dia 26 de janeiro, vítima de um acidente de helicóptero. Vale lembrar que Spike Lee é fã de basquete mas, apesar da homenagem com as cores do time do Lakers, ele torce para o New York Knicks.