O ator Kirk Douglas, conhecido por clássicos como Spartacus e Glória Feita de Sangue, morreu aos 103 anos. Ele estava com problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral. A morte foi anunciada por seu filho, Michael Douglas, em uma postagem no Facebook.
“Ele era uma lenda para o mundo. Um ator da era de ouro de Hollywood, engajado com a justiça e as causas em que ele acreditava. Era um exemplo para todos nós”, escreveu Michael. Para o filho, o legado cinematográfico e filantrópico de Kirk continuará vivo por gerações.
Ao final da publicação, Michael repetiu o que disse no último aniversário do pai: “Eu te amo muito, e tenho orgulho de ser seu filho”.
Conquistas de Kirk Douglas
Durante sua vida, o ator foi indicado a três Oscars de atuação por Sede de Viver (1956), Assim Estava Escrito (1952) e O Invencível (1949). Em 1996, ele recebeu um Oscar honorário, por estar há 50 anos sendo uma força criativa na comunidade cinematográfica. Confira o vídeo do momento:
Ele também já ganhou duas estatuetas no Globo de Ouro: Uma como melhor ator em drama (por Sede de Viver) e outra por sua carreira, o especial Cecil B. DeMille. Além disso, Kirk foi indicado a três Emmys, um dos prêmios artísticos mais importantes do planeta.