O texto a seguir contém spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker.
Após a trágica morte de Carrie Fisher, em dezembro de 2016, a equipe de Star Wars: A Ascensão Skywalker teve que se adaptar para contar a história sem uma das principais figuras da franquia. Por fim, o diretor J.J. Abrams decidiu reescrever as cenas da General Leia Organa na narrativa usando cerca de oito minutos de material não utilizado de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi.
Mas há um momento de Leia em A Ascensão Skywalker que exigiu um pouco mais de manipulação digital e uma ajudinha da família de Fisher. Na metade do filme, há uma breve cena de flashback em que Luke treina Leia com sabres de luz, enquanto a princesa estuda para se tornar uma Jedi. Em uma entrevista ao Yahoo Entertainment, o supervisor de efeitos visuais, Patrick Tubach, confirmou que Luke é interpretado por Mark Hamill, rejuvenescido digitalmente, enquanto a filha de Fisher, Billie Lourd, interpretou o papel da mãe.
"Billie estava no lugar da mãe. Foi uma coisa comovente e algo que ninguém conseguiu ignorar - que ela estava disposta a substituir sua mãe", disse Tubach ao Yahoo.
Segundo Tubach, foi Abrams quem pediu a Lourd para assumir o papel, e juntos eles filmaram alguns segundos para a cena. A equipe de efeitos visuais substituiu o rosto de Lourd por imagens de arquivo de Fisher, tiradas da trilogia original.
"Foi emocionante para todos vê-la. Foi ótimo para nós também. Se você quer que alguém faça o papel de [Fisher], é ótimo que seja [Billie] porque há muitas semelhanças entre elas que pudemos extrair. O verdadeiro desafio foi apenas fazer as imagens de Leia com as quais tivemos que trabalhar se encaixarem nessa cena”, acrescentou Tubach.
Antes de A Ascensão Skywalker chegar aos cinemas, Lourd escreveu um ensaio para a revista Time, falando sobre a experiência de filmar Star Wars sem a mãe e por que ela decidiu reprisar seu papel de tenente Connix: "Eu sabia que seria uma das coisas mais dolorosas e difíceis que já faria, mas disse sim por ela. Por minha mãe. Para Leia. Para todos para quem Leia significa muito. Por todos que Leia concede sua força."