A polêmica ao redor de Rose Tico em A Ascensão Skywalker ganhou um novo capítulo. Desde a aguardada estreia do filme de J.J. Abrams, o filme tem sido criticado pelo desperdício da personagem de Kelly Marie Tran nas telonas. Segundo estimativa da revista Forbes, ela aparece em cena durante aproximados um minuto e 16 segundos, entre as 2h22 de projeção, algo que se torna ainda pior, quando lembramos que a atriz foi alvo de ataques xenofóbicos na época de Os Últimos Jedi.
Diante da controvérsia, o roteirista Chris Terrio comentou que a pouca presença de Rose no Episódio 9 está conectada com o retorno da General Leia — em sequências feitas digitalmente, a partir de cenas deletadas da saudosa Carrie Fisher de O Despertar da Força.
"Primeiramente, J.J. e eu amamos Kelly Marie Tran. Uma das razões dela ter menos cenas do que desejamos tem a ver com a dificuldade de usar o material de Carrie. Não podíamos deixar Leia na base sem algum dos personagens principais que amamos, então Leia e Rose estavam trabalhando juntas. Mas algumas das cenas que escrevemos com as duas não tiveram o realismo que queríamos. Então, infelizmente, tivemos que cortá-las. A última coisa que estávamos fazendo é, deliberadamente, excluir Rose", contou ele para o AwardsDaily.
Star Wars: Kelly Marie Tran estava empolgada para Rose contracenar com Rey no Episódio IXPor mais que isso explique parte da ausência de Rose, não justifica como ela e Connix (Billie Lourd) tiveram que dividir tanto espaço de tela com Snap Wexley (Greg Grunberg) e o novato Beaumont (Dominic Monaghan). Enquanto Kelly Marie Tran ganha o apoio do público das redes sociais, o diretor Jon M. Chu, (Podres de Ricos, Em um Bairro de Nova York) se ofereceu para fazer uma série da personagem.
A Ascensão Skywalker segue em exibição nos cinemas. Leia a crítica do AdoroCinema e confira nossas entrevistas com Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e J. J. Abrams.