Um dos momentos mais marcantes da trama de Vingadores: Ultimato foi, sem sombras de dúvidas, o tenso momento no qual o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra precisam decidir entre si sobre qual dos dois dará a própria vida para conquistar a Jóia da Alma. Depois de alguns momentos de indecisão, a dupla não consegue chegar a um consenso e iniciam uma batalha que termina com a morte de Natasha — por sua própria vontade.
No entanto, durante uma entrevista dos roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely à Vanity Fair, foi revelado que a decisão de assassinar a personagem passou longe de ser simples: "Pensamos muito tempo sobre isso. Sabíamos que estávamos matando a primeira personagem feminina do Universo Cinematográfico Marvel. Era um quebra-cabeça causado pela nossa própria criação, mas sentimos que aquela era a resolução perfeita para o seu arco, que se ela se sacrificasse por sua nova família e por metade do universo, aquilo valeria a pena".
A dupla contou também que um número considerável de mulheres envolvidas diretamente na produção do filme pressionaram para que eles escolhessem a Viúva Negra em vez do Gavião: "Quando dissemos que talvez o Gavião Arqueiro fosse sacrificado, diversas mulheres que trabalharam no filme disseram 'Não façam isso! Não roubem isso dela!', e isso me chocou porque a conversa entre os dois teria sido muito diferente se o Gavião fosse embora".
"Estou muito orgulhoso deste momento", completou McFeely. "Eu não tenho nenhum arrependimento. O único arrependimento é que isso surja no fim do Segundo Ato. Então não há muito tempo para passar pelo luto, já que temos mais uma hora inteira de filme", concluiu.