Ben Affleck já tem o seu próximo projeto como diretor definido. O cineasta responsável por Argo dirigirá Ghost of King Leopold, um drama baseado em fatos reais sobre a pilhagem do Congo pelo rei da Bélgica Leopoldo II no final do século XIX.
O roteiro é baseado no livro King Leopold’s Ghost: A Story of Greed, Terror and Heroism in Colonial Africa, de Adam Hochschild.
Situado em um momento em que os países europeus estavam correndo para explorar os recursos naturais da África, Leopoldo se tornou o homem mais rico do mundo, com bilhões escondidos em contas bancárias secretas, e contratando um exército de mercenários para pilhar borracha e marfim. Ele forçava nativos a coletar os materiais e aqueles que se recusavam eram desmembrados ou sofriam consequências piores. O livro estima que até 8 milhões foram mortos.
O filme seria um relato dos congoleses que desafiaram Leopoldo II, mostrando uma aliança ousada e improvável entre um missionário americano negro, um jornalista investigativo inglês e um espião irlandês que deu origem ao primeiro movimento de direitos humanos.
Ainda não há previsão de estreia para o longa.