Em memória ao centenário do acidente, a réplica do famoso náufrago RMS Titanic fará sua primeira viagem em 2022. Intitulado como Titanic II, o projeto foi lançado pela companhia de transportes marítimos Blue Star Line, e sua partida inaugural será em Dubai, seguindo a mesma rota que o navio original.
Anunciada pela primeira vez em 2012, quando de fato o acidente completou 100 anos, a construção do Titanic II foi suspensa por restrições financeiras. O projeto foi retomado no final de 2018 e o presidente da Blue Star Line, Clive Palmer, afirma que a réplica não será totalmente idêntica ao navio original, portando tecnologias do século 21 e incluindo os mais recentes sistemas de navegação e segurança, para evitar futuros acidentes. Entre as medidas de segurança, destacam-se o aumento na quantidade de botes salva-vidas e um sistema anti-iceberg.
Assim como o náufrago, as cabines do Titanic II serão divididas por classe e status social. Os restaurantes e áreas de lazer serão fielmente replicados com decoração antiga e cardápios condizentes à experiência gastronômica dos passageiros do RMS Titanic. A embarcação vai acomodar 2.400 passageiros e manterá atrações originais como banhos turcos, salões de baile e a famosa escadaria com relógio.
O RMS Titanic foi uma tragédia sem precedentes por várias razões, incluindo falhas e protocolos de segurança inadequados, mas o presidente Clive Palmer, em entrevista para o The Guardian, já antecipou que tem altas expectativas para o projeto: “O navio seguirá a jornada original, transportando passageiros de Southampton para Nova York, mas ele também navegará o mundo, inspirando e encantando pessoas, atraindo atenção, intriga e mistério incomparáveis em todos os portos que visitar”.