"Como 15 milhões de milionários em 200 países continuam ricos? Com advogados como esses."
O escândalo dos Panama Papers virou filme: uma comédia dirigida por Steven Soderbergh e protagonizada por Meryl Streep, Gary Oldman e Antonio Banderas. Confira o trailer!
Adaptado do livro "Secrecy World", de Jake Bernstein, A Lavanderia é um filme original da Netflix que acompanha a história do grupo de jornalistas que descobriu as redes de enriquecimento ilícito e sonegação no coração dos Panama Papers. Tratam-se de uma série de documentos confidenciais da firma panamenha Mossack Fonseca, que escancaram como personalidades do mundo inteiro estavam montando empresas fantasmas no paraíso fiscal, evitando pagar bilhões em impostos — e as maiores vítimas eram, é claro, os cidadãos comuns.
Na história, Streep interperta Ellen Martin, que durante suas férias começa a investiar uma política falsa de seguro, apenas para se encontrar no meio do furacão de "acordos questionáveis" que têm relação com a firma de advocacia panamenha Mossack Fonseca. Os fundadores da firma, Jürgen Mossack (Oldman) e Ramón Fonseca (Banderas) são especialistas em como firmas fantasmas ajudam os ricos a se tornarem mais ricos.
Com roteiro de Scott Z. Burns (O Relatório, Terapia de Risco), The Laundromat (título original) terá a primeira exibição mundial esta semana, no Festival de Veneza. Depois disso, será exibido no Festival de Toronto, com lançamento posterior nos cinemas nos Estados Unidos a partir do dia 7 de setembro.
À época do vazamento, personalidades como Pedro Almodóvar, Jackie Chan e Emma Watson chegaram a figurar na lista de pessoas citadas nos Panama Papers, bem como políticos brasileiros como Eduardo Cunha, Newton Cardoso Jr. e João Dória.
Na Netflix, A Lavanderia estreia em 18 de outubro.