É o ciclo da vida: eventualmente, sua animação favorita da Disney vai ganhar uma versão em live-action. Na vez de O Rei Leão, Jon Favreau reuniu um elenco que dispensa apresentações. Donald Glover, Beyoncé, John Oliver, Seth Rogen e James Earl Jones são apenas alguns dos nomes que emprestam suas vozes aos membros do Reino. E, agora, as primeiras reações já estão no ar e garantem: este é um filme, no mínimo, com um visual como nenhum outro.
Após a pré-estreia nesta terça-feira, membros da imprensa foram autorizados a divulgar nas redes sociais algumas breves palavras a respeito do filme. As principais divergências são a respeito do rigor emocional do remake, mas há um quase consenso a respeito da excelência de Timão e Pumba e dos efeitos visuais deste "live-action" que não é exatamente um live-action. Mas, segundo alguns, quase engana.
Confira abaixo algumas das impressões. O Rei Leão chega aos cinemas em 18 de julho.
Laura Prudom (IGN):
O Rei Leão é o meu filme favorito da Disney de todos os tempos, então a nova versão definitivamente não foi feita para mim, mas é facilmente a melhor das refilmagens da Disney. Visualmente, é incrível — uma conquista técnica sem precendentes que é como assistir a um documentário da natureza.
A história e as músicas de O Rei Leão são ótimas porque elas são as mesmas, e as pequenas atualizações são inteligentes e bem posicionadas. E diferentemente de A Bela e a Fera, eles escalaram pessoas que conseguem cantar sem auto tune.
Por fim, O Rei Leão será uma tocante apresentação desta história para uma nova geração, mas eu nunca o reassistiria no lugar do original.
Terri Schwart (IGN):
Primeira reação: SIMBA É MUITO FOFO. Mas, sério, se você está esperando que este filme seja uma readaptação quase integral da animação original com alguns efeitos visuais de cair o queixo, você vai ter o que está esperando.
Há novos conteúdos o suficiente para que pareça renovado (e mais algumas piadas hilárias de Rogen e Eichner — ninguém me fez rir mais do que eles) e realmente mandaram bem recriando as sequências mais icônicas. Saí da sessão querendo rever o original imediatamente.
Beyoncé e Donald Glover estão bem, se não subutilizados. Mas, honestamente, acho que os comediantes e especialmente o Simba jovem, JD McCrary, roubaram a cena. Ele é muito charmoso e traz muita energia para, novamente, o bebê Simba mais fofo que você poderia esperar.
Steven Weintraub (Collider):
Tive sorte de ir a muitas estreias mundiais, mas acho que nunca ouvi tantas palmas durante uma sessão quanto ouvi esta noite em O Rei Leão. Era como estar em um show de rock. Este filme vai fazer muito dinheiro.
Outras coisas sobre O Rei Leão: os efeitos visuais/animações no filme são incríveis.
Pela primeira vez em toda a minha vida, fiquei muito emocionado quando o filme começou. Só ouvir a música me destruiu. Enquanto é uma história que você já conhece, é muuuuito bem feito.
Peter Sciretta (Slashfilm):
O Rei Leão é uma conquista visual de tirar o fôlego. Nem consigo acreditar que este é um filme animado em CG. Timão e Pumba roubam a cena. É uma boa refilmagem da Disney, mas era necessária? Talvez não, mas é um filme gostoso e as famílias vão amar.
Mike Ryan (Uproxx):
Caramba, eu amei O Rei Leão. Eu acho (eu acho) que é o filme com os efeitos mais bonitos que eu já vi. É outro nível, algo que meio que muda o jogo. (A propósito, sou agnóstico a respeito do filme original e não sinto nostalgia. Enfim, este filme me pegou.)
Erik Davis (Fandango):
O Rei Leão é visualmente imaculado e um divisor de águas para os efeitos visuais. É deslumbrante em todos os sentidos. As músicas brilham (Glover e Beyoncé levam a outro nível), as performances são ótimas (Timão, Pumba e Scar roubam muitas cenas) e a emoção voa ALTO. Realmente bom.
Angie J. Han (Mashable):
O Rei Leão é exatamente como foi promovido: um remake quadro a quadro do original. Animação impressionante e algumas escalações que mandaram muito bem. (Beyoncé é uma Nala espirituosa, John Oliver é um Zazu ideal) e a música ainda é 👍👍 - mas é mais nostálgico do que uma reimaginação refrescante.
Adam B. Vary (BuzzFeed News):
Sim, Beyoncé é boa em O Rei Leão — muito boa! O papel da Nala realmente é maior, e Bey se encaixa perfeitamente. Há um momento em que ela diz a Simba que ele a decepcionou e, leitor, o jeito que Bey pronuncia o 'T' [em 'disappointed'] na palavra me deu arrepios.
O filme? Bemmmm...
O Rei Leão é um marco enquanto experiência visual. Nunca vi nada parecido, e acho que há uma boa chance de mudar como vemos filmes para sempre.
Como uma experiência emocional, no entanto... vou dizer assim: acontece que leões não conseguem realmente emocionar.
Rachel Heine (Nerdist):
Absolutamente impressionada com O Rei Leão. Visuais e trabalho de voz incríveis. Chorei até minha maquiagem sair. Timão e Pumba me trouxeram de volta. Eu morreria pelo bebê Simba.
Chris E. Hayner (Gamespot):
Acabei de sair de O Rei Leão e gostei demais. Meu medo era de que animais realistas não tivessem o carisma da animação, mas eles são muito bons. Timão e Pumba roubaram a cena. Algumas das músicas e das coreografias não funcionam tão bem como no original mas ainda é um filme bem divertido.