O Rei Leão chega aos cinemas em 18 de julho, mas até então pouco se viu dos adorados animais cantando e falando como na animação original. Se propondo a criar uma versão realista de Simba e companhia, um dos grandes desafios do filme é demonstrar as emoções dos personagens de forma crível. Em entrevista ao Fandango, o diretor Jon Favreau explicou como criou as performances dos animais de computação gráfica.
"Aprendemos muito com Mogli - O Menino Lobo e uma das lições que absorvemos é que se você força demais as expressões faciais de um animal, ele começa a parecer mais com um humano", o diretor explicou. "Parte da abordagem naturalista de O Rei Leão é tentar fazer os animais expressarem emoções sem expressão facial. Então, no caso do Pumba (Seth Rogen) por exemplo, que é um personagem muito cômico com várias expressões faciais na animação original, pensamos: como se torna um javali cômico sem que ele faça caretas? É preciso olhar para referências de javalis na natureza e perceber que eles são engraçados na forma que se movem."
De acordo com Favreau, essa foi uma das maiores dificuldades dessa reimaginação para o mundo real do clássico da Disney. "Definitivamente foi um dos maiores desafios tentar trazer o charme e a humanidade da produção original para esse filme sem poder manipular as expressões faciais e a natureza dos animais como se poderia em uma animação tradicional."
A experiência de trabalhar em Mogli garante que o cineasta sabe o que está fazendo com os animaizinhos, por mais que O Rei Leão seja um desafio maior. Para ele, a solução esteve em "dirigir os animadores para expressar as emoções dos personagens, seja o leão, o suricato ou o javali, de maneira que seja consistente tanto com o que as pessoas veriam na natureza, quanto com as escolhas de performances que os atores fizeram. Então, tem muito de linguagem corporal trabalhada na obra. O que é legal é que quando você assiste o filme completo, eu acredito que é bem sucedido".
Favreau já havia entrado em detalhes anteriormente sobre o processo de filmagens do longa-metragem, deixando o público ainda mais confuso sobre a linha tênue entre animação fotorrealista e live-action em que esse filme anda. Em entrevista a Collider, o diretor explicou a tecnologia de realidade virtual utilizada na produção, possibilitando o uso de técnicas do cinema mais tradicional.
O Rei Leão, que traz Beyoncé, Donald Glover, Chiwetel Ejiofor, Billy Eichner e James Earl Jones em seu elenco, chega aos cinemas em 18 de julho. Jon Favreau ainda chega aos cinemas como ator, reprisando o papel de Happy Hogan, em Homem-Aranha: Longe de Casa em 4 de julho.