O Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.
Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.
O tema do quarto episódio investiga aquela que é considerada "a mãe de todas as farsas", pelo menos em se tratando de Cinema e Hollywood. Será que Stanley Kubrick, um dos cineastas mais relevantes e respeitados de todos os tempos, estaria por trás das famosas cenas que mostram os astronautas caminhando sobre a superfície da Lua em 1969?
Há quem acredite que sim, e existe uma teoria da conspiração bastante elaborada que tenta provar esta tese: a de que Kubrick teria sido contratado pela NASA para forjar, em estúdio, as imagens que foram divulgadas ao mundo após a missão norte-americana Apollo 11. Isso até faria sentido, afinal o diretor teve sua experiência com efeitos especiais comprovada em filmes como Dr. Fantástico e 2001 - Uma Odisséia no Espaço. E essa lenda urbana tem tantas ramificações que chega a envolver outra das grandes obras-primas do cultuado cineasta, o terror O Iluminado.
Discutir a fundo questões como essa é a função do Mitos do Pop, um programa baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente e com exclusividade no AdoroCinema.
Assista acima ao episódio 4 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.