Minha conta
    Vingadores: Ultimato traz o primeiro personagem abertamente gay em filme da Marvel

    Atenção aos spoilers!

    ATENÇÃO! Contém spoilers leves de Vingadores: Ultimato.

    Estamos avisados, ok? Em frente...

    Vingadores: Ultimato está destinado a ser um marco cultural na história dos blockbusters, e em um pequeno momento, traz um singelo, mas significativo aceno à representatividade: o filme apresenta o primeiro personagem abertamente gay em um filme do Universo Cinematográfico Marvel.

    Não, não se trata de um super-herói, mas sim de um civil interpretado por ninguém menos que o codiretor, Joe Russo. Ele interpreta um homem em um grupo de apoio para sobreviventes da Dizimação de Thanos, e em uma reunião, conta casualmente que foi a um encontro romântico, o primeiro desde que seu parceiro desapareceu. É uma passagem simples e rápida, mas importante pela forma habitual como é colocada.

    “Representação é importante", declarou Joe Russo ao Deadline. "Era importante para nós. Fizemos quatro destes filmes e queríamos um personagem gay em algum lugar de um deles. Sentimos que era importante que um de nós o interpretasse, para garantir a integridade e mostrar que isso é tão importante para os cineastas que um de nós estava ali. É um momento perfeito, porque uma das coisas mais atraentes sobre o Universo Marvel daqui para frente é focar em diversidade."

    Vale lembrar que a Valquíria, personagem de Tessa Thompson, é abertamente bissexual nos quadrinhos, e a atriz já confirmou que o mesmo vale para os filmes. No entanto, ainda não houve uma cena que verdadeiramente confirmasse o fato, seja em Thor: Ragnarok ou Vingadores: Ultimato.

    "O fato de o personagem ser gay vai chamar atenção, mas não é onde a cena começa", pontua Anthony Russo. "Quando você tem um ponto de narrativa que inclui matar metade dos humanos na Terra, você está contando algo maior do que Os Vingadores. Aquela cena era importante para contar a história de um mundo mair [...] É por sso que sentimos que era necessário no filme. De outra forma, ele se torna apenas hermético e insular. O personagem que Joe interpreta vem deste ponto de vista, dele sendo todas as pessoas que sofreram pelas ações de Thanos."

    “Estamos tentando representar todas as pessoas em suas vidas rotineiras”, continua Joe Russo. Estes filmes são globais e alcançam milhares de pessoas. São importantes para muitas pessoas e todo mundo tem o direito de se enxergar nas telas e se identifcar com algum lugar.”

    Muito se especula a respeito do que vem após a conclusão da Fase 3, e uma das produções inéditas para o futuro deverá incluir o primeiro herói gay do UCM. Isto pode acontecer em Os Eternos, que já tem confirmados no elenco Angelina Jolie e Kumail Nanjiani.

    “Vimos países em que ser homossexual não é tão livre quanto aqui” completa Anthony. “É um dos elementos dos filmes que ressoam em lugares desafiadores, e no mundo como um todo.”

    E Joe Russo finaliza: “Como cineastas de uma franquia gigantesca, estamos dizendo: 'Estamos com vocês'.”

    Vingadores: Ultimato já está em cartaz em todo o Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top