Nem todo mundo tem poderes como Carol Danvers (Brie Larson), mas qualquer um pode ser herói da vida real — através de pequenas ações. Uma fã brasileira decidiu organizar uma campanha online, a fim de levar várias crianças para conferir Capitã Marvel.
Com o apoio da família e de amigos, Mayra Belizário lançou uma campanha de apadrinhamento online. Cada doação de 20 reais seria o suficiente para pagar ingresso e alimentação de um jovem aluno de uma escola pública, localizada num bairro humilde de Minas Gerais. Em entrevista para o AdoroCinema, a jovem contou que a inspiração veio ao trabalhar num colégio, onde percebeu a importância da representatividade para os pequenos.
"Esperava conseguir levar em torno de 15 a 20 meninas, mas conseguimos fechar uma sessão exclusiva. O momento que mais ficou na minha cabeça foi quando eu vi uma das meninas admirando o pôster do filme. Ela disse que, um dia, seria forte como a Carol. Acho importante que essas meninas tenham a chance de ver Capitã Marvel, que possam enxergar além da realidade que vivem. Que acreditem em seus sonhos. E que saibam como é permitido gostar de super-herói, de querer se vestir e lutar como um. Todas nós podemos — e devemos — sentir que nos encaixamos no lugar que quisermos ocupar."
Inicialmente, o plano era levar apenas meninas, tanto que a campanha foi intitulada como Apadrinhe uma Marvelinda. Pelo sucesso da ação, Mayra foi capaz cerca de 80 alunos presentes na escola, durante um sábado letivo, inclusive meninos. "Não tínhamos motivo para não levá-los. Algumas crianças nunca tinham ido ao shopping, outras não sabiam como o cinema funcionava. Tudo era motivo de festa. Eles saíram gritando 'obrigado' pela janela do ônibus. Me fizeram acreditar que valeu a pena."
Após compartilhar o sucesso de sua iniciativa nas redes sociais, Mayra recebeu várias mensagens de apoio. Inclusive, algumas pessoas afirmam que decidiram se inspirar na ideia, planejando ações semelhantes em suas cidades. Agora, ela cogita repetir a ideia no lançamento de Vingadores: Ultimato, que estreia no Brasil em 25 de abril. O único problema? Parece que a aguardada reunião de heróis não terá a participação do grande favorito dos pequenos apadrinhados pela jovem: a gata Goose!
via GIPHY
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que esse tipo de ação celebra produções do Universo Cinematográfico Marvel. Durante o lançamento de Pantera Negra, vários grupos promoveram “rolezinhos” incentivando a ida de pessoas negras ao cinema. Já em anos anteriores, celebridades como Taraji P. Henson e Kristen Bell promoveram sessões gratuitas de Estrelas Além do Tempo e Com Amor, Simon; respectivamente, espalhando mensagens contra preconceito racial e homofobia.
Filme mais visto no Brasil em 2019, leia a crítica do AdoroCinema sobre Capitã Marvel e confira nossa entrevista exclusiva com Brie Larson.