Um dos piores períodos da história moderna brasileira, a ditadura militar de 1964 até 1985, teve pequenos momentos de esperança, principalmente graças aos meios de comunicação que usaram do humor para aliviar a tensão no ar. A revista Pif-paf, o jornal O Pasquim e o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone são alguns dos grupos que se destacaram na luta a favor da liberdade de expressão, perdida na época.
Este é o tema do filme Tá Rindo de Quê?, documentário dirigido por Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga, que comenta sobre a importância da comédia, não só como válvula de escape, mas também como método de resistência àqueles que não se conformavam com o regime. O AdoroCinema divulga com exclusividade uma nova cena do longa, que traz comentários de Carlos Alberto Nóbrega e Chico Caruso, e ilustrações animadas de Ziraldo e Henfil - confira acima.
Ainda com Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho e Evandro Mesquita como entrevistados, Tá Rindo de Quê? estreia dia 28 de fevereiro nos cinemas.