Em pleno declínio, distante de seus dias de ouro, o diretor Salvador Mallo (Antonio Banderas) embarca em uma verdadeira jornada ao passado através de suas lembranças, avaliando o peso de suas escolhas e seus arrependimentos. Assim é, em linhas gerais, o mais novo filme de Pedro Almodóvar, que acaba de ganhar um emocionante trailer com direito à reedição da parceria do cineasta com Penélope Cruz — confira acima.
Com ares de Oito e Meio, o clássico de Federico Fellini, o 21º longa do prestigiado realizador espanhol o traz de volta à exploração da figura masculina; desde 2011, com A Pele que Habito, que Almodóvar não abordava o assunto. O longa, que promete dar sequência à bela e cativante estética do artista espanhol, também tangencia outra temática cara ao diretor, que é a sua própria arte, tanto do cinema, quanto da escrita.
Coestrelado por Leonardo Sbaraglia, Cecilia Roth e Raúl Arévalo e cotado para fazer sua estreia na próxima edição do Festival de Cannes, Dolor y Gloria ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.