Os Últimos Jedi devastou os fãs e também as tropas da Resistência contra a Primeira Ordem. Por isso, o diretor e roteirista J.J. Abrams, que retorna à franquia para concluir a trilogia que iniciou em O Despertar da Força, decidiu avançar a narrativa em termos de temporalidade: assim, Star Wars: Episódio IX se passará um ano após os eventos do oitavo capítulo da saga, como confirmou John Boyega à reportagem da Empire.
Isso provavelmente significa que a trama do vindouro longa será ambientada depois dos primeiros esforços de reconstrução dos esquadrões rebeldes e já em um cenário onde Kylo Ren (Adam Driver) está ainda mais no comando das tropas dos vilões da franquia espacial. Esta é apenas uma das muitas searas narrativas que Abrams e cia. precisarão finalizar.
Com os retornos de Lupita Nyong'o e de Billy Dee Williams ao icônico papel de Lando Calrissian, e também de Mark Hamill e da saudosa Carrie Fisher, Star Wars: Episódio IX estreia no dia 19 de dezembro de 2019. Keri Russell, Richard E. Grant, Dominic Monaghan e Matt Smith, por sua vez, completam o elenco de novatos.