No último sábado, dia 25 de agosto, faleceu Neil Simon, um dos maiores dramaturgos da história do teatro norte-americano. Aos 91 anos, o roteirista veio ao óbito por complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo o jornal New York Times.
Nascido em Nova Iorque, ao longo de sua carreira Simon escreveu para televisão e cinema. No entanto, foi no teatro, entre os anos 60 e 70, que o escritor de Descalços no Parque marcou sua presença na Broadway.
Três musicais de sucesso na Broadway foram escritos por ele: “Little me” (1962), dirigido e coreografado por Bob Fosse, “Sweet Charity” (1966) e “Promises, promises”. Fora isso, pelo seu trabalho na televisão foi indicado duas vezes ao Emmy e, em 1991, ganhou os importantes prêmios Tony e Pulitzer por Lost in Yonkers.
A carreira de Neil Simon como roteirista no cinema inclui adaptações de suas peças e criações originais, como Forasteiros em Nova York, O Rapaz que Partia Corações e A Garota do Adeus. Ao todo, o dramaturgo recebeu quatro indicações ao Oscar e venceu o Globo de Ouro como Melhor Roteiro para A Garota do Adeus.
Sua última produção cinematográfica foi Antes Só do que Mal Casado, comédia lançada em 2007 estrelada por Ben Stiller, Michelle Monaghan, entre outros.