Vago desde a morte do cineasta Roberto Farias no mês de maio, o posto de diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema tem novo ocupante. Jorge Peregrino, com décadas de experiência em distribuição e até então vice-presidente da organização, foi eleito pelo conselho e assumirá o cargo ainda em julho.
Criada em 2002 e composta por centenas de sócios, a Academia é responsável pela comissão que seleciona o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro e pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que anualmente reconhece os principais destaques da sétima arte nacional. Elis e Aquarius foram os vitoriosos da última edição e a de 2018, que ocorerrá em 18 de setembro, terá Fernanda Montenegro como grande homenageada.
Garantida até no mínimo 2020, a gestão de Peregrino terá Paulo Mendonça, compositor, roteirista e sócio-diretor do Canal Brasil, como vice-presidente e ainda a atriz Bárbara Paz, a produtora Iafa Britz e o advogado Alexandre Duvivier completando a diretoria.