Os bastidores de Star Wars - Os Últimos Jedi não param de nos surpreender. Recentemente, o livro "Star Wars - The Last Jedi: The Visual Dictionary" revelou alguns segredos da produção, entre eles, um detalhe sobre as bombas da Resistência.
Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Star Wars - Os Últimos Jedi
A publicação do criador executivo da Lucasfilm, Pablo Hidalgo, revela que a Resistência escreveu nas bombas antes de atacar a Primeira Ordem, no início do filme. As mensagens parecem ter sido rabiscadas em Aurebesh — sistema de escrita usado para transcrever Básico Padrão Galáctico, uma das línguas mais utilizadas na galáxia de Star Wars.
De acordo com a imagem, em uma das bombas está escrito "Oi, Snoke" e em outra, "Han diz Oi". Certamente, depois de sua morte em O Despertar da Força, Han Solo (Harrison Ford) se tornou ainda mais lendário do que já era para os membros da Resistência. Além de ser uma forma do designer de produção do filme homenagear o personagem.
A referência das mensagens vem de uma tradição que data da Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos escreviam mensagens em bombas como "Feliz Natal, Adolph". Esta tradição continuou após a Segunda Guerra Mundial, com soldados até escrevendo mensagens em seus uniformes e capacetes.
O livro ainda explica como as bombas são lançadas pelas naves. Elas não "caem" simplesmente na microgravidade, mas são empurradas de suas prateleiras por ondas eletromagnéticas sequenciadas.
Fora a curiosidade, fica a pergunta: depois do sacrifício da Vice-almirante Holdo (Laura Dern) e da morte de Carrie Fisher em dezembro do ano passado, quem vai assumir o comando da Resistência? Será que a função ficará a cargo de Poe Dameron (Oscar Isaac)? A resposta só saberemos no Episódio IX. Conte sua opinião nos comentários abaixo.
Também estrelado por Daisy Ridley, John Boyega, Kelly Marie Tran e Mark Hamill, Star Wars - Os Últimos Jedi está em cartaz nos cinemas.