O adiamento da estreia de Velozes & Furiosos 9 pegou parte dos fãs de surpresa, que esperavam conferir o longa durante o feriado da Páscoa de 2019. Ainda que a Universal não tenha entrado em maiores detalhes sobre os motivos para a remarcação do lançamento para abril de 2020, Tyrese Gibson, um dos mais antigos membros da franquia, parece saber o porquê: segundo o ator, a culpa é toda de Dwayne Johnson (via UsMagazine).
Em seu Instagram pessoal, o intérprete do piloto Roman Pearce acusou The Rock de ter transformado a franquia — anteriormente baseada na Família Velozes, como Gibson faz questão de frisar — em uma empreitada solo e questionou, assim, se valeria a pena para o público esperar três anos para ver um novo Velozes & Furiosos inteiramente apoiado na figura de Luke Hobbs, personagem de Johnson.
Claramente nervoso, Gibson continuou o ataque em uma publicação seguinte, criticando a decisão do astro de aceitar protagonizar um spin-off da saga ao lado de Jason Statham. A julgar pela declaração de Gibson, o ator acredita que o longa derivado protagonizado por Hobbs e Deckard Shaw, previsto para 26 de julho de 2019, acabou tomando precedência sobre Velozes 9 — confira abaixo:
"Diversidade. Amor. Multi-étnico. Global. Multi-geracional. Nações Unidas. Um Povo. Família Velozes... Até Dwayne aparecer. Acho que nesse tempo todo ele teve um problema por não ser a ESTRELA do cartaz... Acho que sonhos se tornam realidade. Parabéns a Hiram Garcia [produtor] e The Rock, você são incríveis, vocês realmente acabaram com a Família Velozes. Eu tentei alertar vocês... Vocês acharam que eu estava sendo um hater... Eu só estava tentando manter a família unida. O que nos torna incríveis é quando vocês nos veem JUNTOS. Nós não trabalhamos solo... Último post hoje... Três anos aturando esse palhaço... Eles ofereceram mas VOCÊ não tem que aceitar um filme solo... Saúdo a Família Velozes original. Nós estamos juntos. Ofereceram um spin-off para Vin Diesel, Paul Walker, Rob Cohen, para mim e Ludacris e NÓS RECUSAMOS!!"
Johnson, que também se envolveu em uma disputa com Vin Diesel no início do ano, ainda não se pronunciou sobre as acusações feitas por Gibson. Será que o racha na família pode ser o suficiente para colocar o futuro da franquia em risco? A produção do spin-off de Luke Hobbs é realmente o motivo para o adiamento de Velozes 9? E quanto à Universal: será que o estúdio tem uma carta na manga para conter os egos de suas estrelas? Muitas perguntas e poucas respostas.
Se nada mais acontecer e nenhuma outra briga eclodir nos sets e bastidores, Velozes & Furiosos 9 também deve chegar aos cinemas brasileiros em abril de 2020.