Além do público que não gosta de filmes de terror, há uma outra classe que também não está nada feliz com o lançamento de It - A Coisa: os palhaços. Com a proximidade do lançamento da refilmagem, inúmeros profissionais do ramo nos Estados Unidos vêm perdendo o emprego e ofertas de trabalho por causa da nova onda de coulrofobia — ou seja, o medo de palhaços — que o longa dirigido por Andrés Muschietti produziu (via THR).
"Apresentações em escolas e bibliotecas foram canceladas. Isso é muito triste. O público para o qual estamos tentando entregar mensagens positivas e importantes não as estão recebendo", declarou Pam Moody, presidente da Associação Mundial de Palhaços. Segundo a representante do sindicato, um guia foi criado especificamente para educar e informar palhaços, pais e crianças e para reafirmar a importância e a seriedade da arte da palhaçaria — afetada negativamente, na perspectiva de Moody e dos associados, pela figura de Pennywise.
Interpretado por Bill Skarsgård (Hemlock Grove) na nova versão da adaptação da obra homônima de Stephen King, o antagonista de It - A Coisa é um maléfico e ancestral palhaço que sai dos esgotos da cidade fictícia de Derry, Maine para matar crianças. Ainda segundo Moody, o tenebroso personagem fez com que palhaços profissionais quase foram presos sob a acusação de que estariam assustando a população. "O filme introduz o conceito do Pennywise. É um personagem de ficção científica. Não é um palhaço e não tem nada a ver com a palhaçaria profissional", completou a presidente.
E você, o que acha da problemática? Moody está certa? Bem, de uma forma ou de outra, It - A Coisa, primeira parte da saga do Clube dos Perdedores versus Pennywise, chegará aos cinemas no dia 7 de setembro.