"Pra vocês, eu sou macaco. Mas isso vai acabar."
A vida e a trajetória profissional de Antônio Pitanga são o tema do documentário dirigido por sua filha, Camila Pitanga, e Beto Brant. Presente em mais de 60 filmes nacionais, entre eles O Pagador de Promessas, Menino de Engenho e Rio Babilônia, o ator terá a sua história recontada nas telas, em documentário já exibido em festivais nacionais e que estreia em grande circuito no próximo dia 6 de abril.
Em um clipe exclusivo do AdoroCinema, que você confere no player acima, Neville D'Almeida relembra alguns momentos icônicos que compartilhou com o ator, e comenta alguns momentos durante as filmagens de Jardim de Guerra.
"Antônio Pitanga é o ator negro pioneiro do cinema mundial", estabelece Neville destacando o vanguardismo do ator como protagonista em uma época em que o preconceito racial ainda ía alto – mais do que atualmente. Todo o documentário é traçado ao redor de encontros entre o protagonista e pessoas que fazem parte de sua história:
"Eles me convenceram ao dizer que iria encontrar meus amigos. Riachão, Gilberto Gil, Caetano [Veloso], [Maria] Bethania, João Ubaldo [Ribeiro], Cacá Diegues, Sérgio Ricardo... Você vai encontrar seus amigos e, neste encontro, o papo que vai se desenhando é a história do Pitanga", explicou em entrevista ao AdoroCinema (veja abaixo).
Pitanga chega aos cinemas em todo o Brasil no dia 6 de abril de 2017.