Lembra daquele belo calendário das aguardadas sequências de Avatar com Avatar 2 em 2018, Avatar 3 em 2020, Avatar 4 em 2022 e Avatar 5 em 2023? Era muito organizado para ser verdade e caiu por terra. James Cameron, o enrolador perfeccionista, deu o braço a torcer em entrevista ao The Star e assumiu que a primeira continuação da saga de Jake (Sam Worthington) não estará pronta em dezembro do ano que vem.
"Bem, 2018 não vai rolar. Não anunciamos uma data definitiva. As pessoas precisam entender que são lançamentos ritmados. Não estamos fazendo apenas Avatar 2 e sim 2, 3, 4 e 5. É uma missão épica, não muito diferente da construção da Barragem das Três Gargantas [risos]. Sei o que estarei fazendo pelos próximos oito anos. Não é um prazo irracional se você parar para pensar. Demoramos quatro anos e meio para fazer um filme e agora serão quatro longas. Estamos totalmente focados no momento. É meu trabalho em horário comercial e daqui a pouco se tornará 24 horas, sete dias por semana. Desenhamos todas as criaturas e cenários, coisas muito boas. Gostaria de mostrar ao mundo, mas temos que preservar a magia e abrir as cortinas no momento certo."
Avatar 2 constava na agenda de lançamentos da Fox como Untitled Fox / Lightstorm Film e chegaria aos cinemas dia 21 de dezembro de 2018. Os roteiros dos quatro filmes estão prontos e a captura de movimento dos atores será inciada em agosto.
Dezembro de 2019, que seria a escolha mais óbvia para a nova data, já encontra-se "reservado" para Star Wars IX e agora fica no ar a dúvida se Cameron vai optar por bater de frente com Rey (Daisy Ridley) e cia, adiar todos os filmes num efeito dominó ou escolher outro mês para Avatar 2.
Maior sucesso mundial de todos os tempos, tendo arrecadado US$ 2.7 bilhões, Avatar estreou em dezembro de 2009.