Qualidades necessárias para ser um ator:
Talento.
Profissionalismo.
Milhões de seguidores no instagram. Oi?
Antigamente, Hollywood tinha uma lista de "atores A". Hoje, é a popularidade nas redes sociais que se tornou definitiva na hora de escalar artistas. Afinal, pra quê se preocupar em estudar e fazer cursos de teatro, quando você pode ganhar notoriedade ao fazer selfies com filtros bonitinhos do snapchat?
Porém, mais atores estão denunciando esta nova prática. Recentemente, Gemma Arterton (João e Maria: Caçadores de Bruxas) declarou ser contra essa estratégia promocional: "Eles ficam comparando quem tem 3 milhões de seguidores com aquele ator que possui mil. Mas estou determinada em fazer as coisas de maneira diferente."
Em entrevista para o Telegraph, Emma Thompson alertou atores a fugir da mania dessa promoção online: "Estamos escalando atores que tem muitos seguidores, para que os estúdios usem este público para vender os filmes. [...] Acho que isso é um desastre. Se eles são bons atores, tudo bem. Mas isso é raro. Talvez seja demais ficar preocupada com as mídias sociais, mas isso me preocupa terrívelmente."
Mas parece que a veterana atriz não esteja exagerando. O diretor de casting Mike Fenton declarou, em entrevista ao The Wrap, que, apesar dos grandes estúdios negarem que esse seja um fator decisivo para tomar decisões de elenco, esta é uma realidade: "Se você tem bons números nas mídias sociais, você tem mais chances de ser escalado. [...] Se temos dois atores, um com grande visibilidade e outro que é pouco conhecido, a escolha é sempre aquele que pode atrair mais números."
E aí? O que você acha dessa polêmica? Deixe sua opinião nos comentários!