O governo da Indonésia não está nem um pouco contente com Leonardo DiCaprio. Devido a uma publicação nas suas redes sociais sobre o impacto nas florestas tropicais e a vida selvagem do país, o governo ameaça impedir a entrada do ator em futuras visitas.
Em sua última viagem, o ator vencedor do Oscar 2016 por sua atuação em O Regresso, visitou um parque nacional da Indonésia, o Gunung Leuser, e postou fotos e mensagens no Twitter e Instagram chamando a atenção para a indústria de óleo de palma e o impacto que está causando no meio-ambiente local.
"Um grande centro de biodiversidade... mas a expansão do óleo de palma está destruindo este lugar único", disse o ator.
Heru Santoso, porta-voz do diretor-geral do departamento de imigração do país, disse que DiCaprio não fez nada ilegal em relação ao visto e permissão de entrada na Indonésia. Porém, o que irritou o governou foi a declaração contra a indústria de óleo, uma das maiores de sua economia, na qual, se for considerada uma incitação, pode impedí-lo de entrar no país futuramente.
"Nós podemos colocá-lo na lista negra, impedindo-o de voltar à Indonésia se ele continuar a publicar declarações provocatórias nas suas redes sociais", declarou Santoso.
Ativo em causa ambientais, Leonardo DiCaprio publica frequentes declarações sobre o tema na internet e no discurso do Oscar deste ano lembrou sobre as ameaças das alterações climáticas e a necessidade de uma mudança rápida do homem sobre o planeta.