Convidado de Jimmy Fallon no The Tonight Show, Jake Gyllenhaal relembrou aquele que talvez tenha sido o pior teste de sua carreira:
"Recebi uma ligação em conferência de vários agentes, muito empolgados, gritando 'Peter Jackson vai fazer O Senhor dos Anéis, três filmes, três anos e meio, eles precisam de um hobbit e tem que ser você!'. Ok. Fui fazer o teste, entrei na sala e deveria encontrar o anel. Eu não entendi muito bem a proposta, então apenas segui em frente, abri a caixa e peguei o anel, normalmente. Depois li as falas sem sotaque e Peter Jackson disse: 'Você é o pior ator que já vi. Ninguém avisou que deveria ter um sotaque?' Eu disse que não e ele falou que eu deveria demitir meus agentes."
Coitado do Jake, Peter! Será que ele teria sido um bom Frodo, não fosse o vacilo na hora H?
Cheio de histórias de audições terríveis, o ator contou também que perdeu um papel em Cara, Cadê o Meu Carro?, curiosamente por desta vez usar um sotaque bizarro demais.
Indicado ao Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain, o irmão caçula de Maggie Gyllenhaal vem apresentando elogiadas atuações nos últimos anos, como em Zodíaco, Os Suspeitos, O Homem Duplicado e O Abutre.