![](https://br.web.img3.acsta.net/r_654_368/newsv7/16/02/25/20/25/519342.jpg)
Muitos fãs torceram bastante, mas não deu! Star Wars - O Despertar da Força ficou fora das principais categorias do Oscar 2016, sendo indicado apenas nas técnicas de praxe. Mas você sabia que a relação da saga criada por George Lucas com a premiação máxima do cinema vem de muitos anos atrás?
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/02/25/20/26/493759.jpg)
Para conhecer melhor esta história, voltemos ao ano de 1977. Guerra nas Estrelas bombava nos cinemas, gerando uma histeria poucas vezes vista. Luke Skywalker, Han Solo, C3PO, R2-D2 e outros tantos personagens logo eram alçados ao posto de ícones, assim como seus intérpretes aproveitavam a fama repentina. Tamanho fanatismo e a qualidade da aventura dirigida por George Lucas impulsionaram a carreira no Oscar. Foram 10 indicações, nas seguintes categorias: filme, direção, ator coadjuvante (Alec Guinness), roteiro original, figurino, direção de arte, edição, efeitos especiais, trilha sonora e som.
Se perdeu nas principais categorias - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi o grande vencedor daquele ano -, Guerra nas Estrelas faturou boa parte das técnicas. Foram seis ao todo, mais a estatueta especial entregue a Ben Burtt em reconhecimento aos efeitos sonoros criados para o filme. E era só o começo!
![](https://br.web.img2.acsta.net/newsv7/16/02/25/20/26/494540.jpg)
Três anos depois, o segundo episódio da trilogia original chegava aos cinemas e, também, ao Oscar. Com Irvin Kershner na direção e George Lucas "apenas" como produtor, O Império Contra-ataca ficou fora das principais categorias da premiação - por mais que muitos o apontem como o melhor filme de toda a saga.
Foram ao todo três indicações: trilha sonora, direção de arte e som. Apenas venceu nesta última, mas levou para casa outra estatueta especial, entregue ao quarteto Brian Johnson, Richard Edlund, Dennis Muren e Bruce Nicholson em reconhecimento ao trabalho feito nos efeitos especiais.
O desfecho da trilogia clássica recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de trilha sonora, efeitos especiais, som e direção de arte. Não venceu em nenhuma delas, mas ganhou mais uma estatueta especial. Desta vez a honraria foi entregue a Richard Edlund, Dennis Muren, Phil Tippett e Ken Ralston, em reconhecimento ao trabalho nos efeitos especiais do suposto final da saga.
Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/02/25/20/30/046955.jpg)
Quase duas décadas depois, George Lucas retomou a franquia trazendo a história de como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader. Por mais que todo mundo a maioria tenha odiado Jar Jar Binks, o filme ainda conquistou três indicações ao Oscar, nas categorias de som, efeitos sonoros e efeitos especiais. Perdeu em todas.
Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones
A frustração com a nova trilogia chegou ao ápice neste episódio, que decepcionou bastante pelo exagero no tom político. Ainda assim, recebeu uma indicação ao Oscar, na habitual categoria de efeitos especiais.
Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith
![](https://br.web.img3.acsta.net/newsv7/16/02/25/20/30/047580.jpg)
Mais um filme da saga que teve apenas uma indicação ao Oscar, só que desta vez na categoria de maquiagem. Curiosidade: nenhum filme da segunda trilogia ganhou o Oscar.
Star Wars - O Despertar da Força
Após fazer as pazes com público e crítica, o primeiro filme da terceira trilogia da saga retornou ao Oscar com força. Foram cinco indicações, nas categorias de trilha sonora, edição, mixagem de som, edição de som e efeitos sonoros. No próximo domingo, dia 28, saberemos se alguma delas se converterá na cobiçada estatueta dourada!
![](https://br.web.img3.acsta.net/r_640_360/videothumbnails/15/10/20/04/25/565443.jpg)