O Camaleão do Rock David Bowie foi muitas coisas, de alienígena em O Homem que Caiu na Terra a Rei dos Duendes em Labirinto - A Magia do Tempo, mas tem uma coisa que ele poderia ter sido, mas não foi.
O ator Dominic Monaghan, intérprete do hobbit Merry em O Senhor dos Anéis, alegou ter visto Bowie na agência de atores Hubbard, em Londres, quando foi fazer o seu próprio teste o primeiro filme da trilogia.
"Eu estava no Hubbard's, que é um importante escritório de uma agência de atores em Londres, fazendo uma audição para O Senhor dos Anéis, e então quando terminou eu fui falar com o John Hubbard, que estava controlando os testes. (...)" O ator disse que precisou aguardar por uma resposta sobre seu teste, e então se sentou na recepção, quando...
"Enquanto eu estava lendo uma revista e esperando, David Bowie chegou, assinou uma lista e entrou. Eu acho que ele leu para o Gandalf. Não consigo pensar em outro papel [para ele]."
O interesse de Bowie em O Senhor dos Anéis nunca chegou a ficar escondido, e o artista demonstrou interesse em interpretar Elrond, o senhor de Rivendell. O papel eventualmente ficou com Hugo Weaving e, à época, Peter Jackson afirmou que "ter um personagem famoso e amado e um astro famoso colidindo é um pouco desconfortável".