Minha conta
    Estátua de Darth Vader substitui a de Lênin na Ucrânia

    Vilão de Star Wars ocupou lugar do ex-líder comunista.

    Parece que a Ucrânia trocou o comunismo pelo Lado Negro da Força. Não só Darth Alekseyevich Vader concorreu ao cargo de prefeito da cidade de Odessa e Chewbacca foi preso por fazer boca de urna para ele, como a estátua do ex-líder comunista Vladimir Lênin foi transformada no Lorde Sith.

    O monumento, que também se localiza em Odessa, foi modificado pelo escultor Alexander Milov, que adicionou um capacete de titânio à cabeça de Lênin e transformou o casaco do ex-líder na esvoaçante capa do vilão de Guerra nas Estrelas. O artista, inclusive, inseriu um ponto de Wi-Fi na cabeça de Vader.

    Tudo começou quando o parlamento ucraniano aprovou, em abril deste ano, uma lei que promove a "descomunização" do país, através do banimento de símbolos, estátuas e nomes de lugares que façam referência ao antigo regime comunista. Só que os trabalhadores da fábrica onde o monumento fica localizado perdiram que ela fosse redesenhada, ao invés de ser destruída.

    Contratado para modificar a escultura, Milov contou à BBC como surgiu a ideia de fazer uma figura de Darth Vader: "Eu queria fazer um símbolo da cultura pop americana, que parece ser mais durável que o ideal soviético". De acordo com o escultor, o Lenin de bronze foi deixado dentro da imagem de Vader, para que os "descendentes dele, agradecidos ou não tão gratos assim, poderiam exumá-lo, se necessário".

    A cerimônia de inauguração da nova estátua teve a presença de fãs de Star Wars e pessoas fazendo cosplay de personagens da saga criada por George Lucas. Incrivelmente, a postura do monumento de Vader transmite o mesmo nível de autoridade e ameaça, caso ele estivesse dominando a Rússia ou o Império Galático.

    Vale lembrar que Star Wars - O Despertar da Força chega aos cinemas dia 17 de dezembro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top