Não se pode negar: pensar em Missão Impossível é lembrar de Tom Cruise (e de suas cenas sem dublê). Afinal, a maioria dos atores que participaram da franquia não voltaram no filme seguinte.
Conforme aponta o trailer honesto montado pelo o grupo Screen Junkies, na franquia baseada na série de TV Missão Impossível, Tom Cruise e o restante de sua equipe se repetem bastante ao longo dos filmes - inclusive os cortes de cabelo do ator - mas os filmes não explicam em momento algum o que acontece se os agentes não aceitarem as missões.
O vídeo ainda aponta que os atores podem até mudar mas que os personagens sempre vão incluir um cara com uma arma e um laptop, um estrangeiro, uma mulher sedutora, e, claro, Ving Rhames, o único protagonista que participou de todos os filmes, além de Cruise (conservado em formol!). E isso tudo inclui se disfarçar com máscaras estilo a dos vilões de Scooby-Doo que, aparentemente, mudam até a forma física dos atores (porque Cruise é muito igual a Philip Seymour Hoffman!). Sem contar que todo filme tem o astro correndo maratonas para salvar o mundo!
No geral, os cinco filmes de Missão Impossível selecionaram muito bem os seus diretores e respectivas técnicas: o psico-drama de Brian De Palma, a câmera trêmula de J.J. Abrams, as sensibilidades dos quadrinhos de Brad Bird, e o mergulho com duas armas na mão no meio de um vôo de pombas em câmera lenta que John Woo oferece. Sensacional!
De qualquer forma, parece que a fórmula tem funcionado, afinal, Missão Impossível - Nação Secreta, que estreou na última sexta-feira nos Estados Unidos, arrecadou US$55,5 milhões, fazendo do novo longa o segundo melhor lançamento de toda franquia.
Missão Impossível - Nação Secreta chega aos cinemas brasileiros dia 13 de agosto. Prontos para ver Cruise correndo mais um pouco?