Freeheld conta a história real de Laurel Hester, policial de Ocean County, Nova Jersey, que enfrentou uma dura batalha para garantir que sua companheira, Stacie Andree, tivesse direito a benefícios após sua morte. O filme dirigido por Peter Sollett (Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música) mostra como Laurel (Julianne Moore) e Stacey (Ellen Page) se conheceram e começaram um relacionamento - desprezando os 19 anos de diferença - que evoluiu até o registro de união civil. Tudo lindo até o dia em que a policial descobriu estar gravemente doente, com câncer de pulmão em estágio IV. No trailer é neste momento que o romance transforma-se em drama político e Laurel passa a enfrentar o sistema, que não reconhece seu relacionamento homoafetivo.
"Quando meus colegas heterossexuais falecem, suas esposas recebem pensão, mas por minha companheira ser uma mulher, não terá esse direto. Nunca pedi tratamento especial. Desejo apenas igualdade.", declara a oficial com 23 anos de carreira em um dos momentos mais fortes do vídeo.
Vencedora do Oscar este ano com Para Sempre Alice, Julianne desponta como candidata ao bicampeonato, com chances de prêmios também para Ellen Page, conforme destacamos na matéria especial com as apostas prematuras para 2016. Com roteiro de Ron Nyswaner, indicado ao Oscar por Filadélfia, o longa nasceu a partir do documentário homônimo, que ganhou o Oscar de melhor curta documental em 2008.
Steve Carell, Michael Shannon, Luke Grimes e Josh Charles atuam como coadjuvantes em Freeheld, que estreia em outubro nos Estados Unidos. O lançamento brasileiro ainda não foi marcado.
#lovewins