“É sem dúvida a melhor estreia do cinema espanhol dos últimos anos. Um retrato do papel da mulher na família, verdadeiro, desprovido de sentimentalismo e que não exclui o humor", isso é o que declarou o aclamado diretor Pedro Almodóvar sobre Canção de Ninar, longa de estreia de Alauda Ruiz de Azúa que estreou em 2022 e que fez o público e os críticos se apaixonarem.
No longa, Amaia acaba de ser mãe e está em processo de transformação, mas, ao tentar se adaptar à nova vida, ela enfrenta problemas com o companheiro, que trabalha longos períodos fora de casa. Farta de ficar sozinha em casa, decide ir para o País Basco, na bela cidade costeira onde cresceu, para ficar com os pais.
A questão é que a maternidade não só mudou sua rotina, mas também a si mesma e ela vai perceber que vê Begoña, sua mãe, de uma forma que nunca tinha visto antes – uma questão que se agrava quando a mãe sobre um acidente e Amaia é quem passa a ter que cuidar dela.

O filme ganhou estreia mundial em Berlim, mas também chamou atenção depois de sua aparição no Festival de Málaga, onde venceu a categoria de de Melhor Filme Espanhol, rendeu prêmios de atuação às protagonistas, roteiro e público, além de quatro prêmios não oficiais.
Canção de Ninar: O filme sobre maternidade que encantou Pedro Almodóvar
A ideia do filme surgiu da própria maternidade da diretora: Alauda Ruiz de Azúa percebeu o quanto o ambiente muda quando se tem um bebê. “Eu tinha me tornado mãe e eles eram avós. Mais do que um acontecimento idílico, a maternidade me pareceu um meteorito que destruiu tudo e fez com que as relações familiares nunca mais fossem as mesmas”, declarou em entrevista ao SensaCine.
Canção de Ninar está disponível no Amazon Prime Video.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!