Enquanto esperamos para ver se Keanu Reeves finalmente decide fazer John Wick 5, sempre podemos lembrar que sua carreira de ator começou há 40 anos com uma aparição no curta One Step Away. Desde então o vimos em uma infinidade de títulos inesquecíveis, mas também em outros nada memoráveis. O próprio Reeves certamente pensa assim sobre Reação em Cadeia, o thriller de ação e ficção científica que estrelou em 1996.
"Eu tive que ir em frente"
Keanu Reeves assinou contrato para fazer uma versão do filme bem diferente daquela que acabou sendo feita, como ele mesmo explicou em entrevista à UPI em 2001:
É a história e como me sinto sobre o personagem. Eu me senti assim por Reação em Cadeia, mas quando cheguei lá era um filme diferente. Originalmente, eu era casado. Eu tinha esse filho e fiz essa pesquisa e não sabia que o que eu estava pesquisando tinha esse efeito. E alguém foi morto e eu tive esses arrependimentos e estou tentando parar o que estou fazendo, mas eles não podem me deixar, então eles estão me perseguindo. E então, de repente, eu me transformo neste maquinista de 24 anos e me viro para [o diretor] Andrew Davis e digo: 'O que aconteceu com o filme que eu disse sim? O que aconteceu com o roteiro? Para onde foi?' E ele disse: 'Não, eu tenho algo melhor', e então eu simplesmente tive que ir em frente
Felizmente, Keanu Reeves encontra um bom motivo para resgatar o filme: Ele teve a oportunidade de trabalhar com Morgan Freeman. Isso não o impede de reconhecer que Reação em Cadeia não vale a pena, mas ainda mais grave é que sua participação naquele filme estava prestes a forçá-lo a rejeitar o papel de Neo em Matrix. Foi assim que ele explicou durante sua visita ao podcast The Art of Action em 2023:
Eu me encontrei com as Wachowskis e adorei o roteiro, e elas me mostraram uma prévia dos movimentos em câmera lenta, o que foi extraordinário. Uma das coisas que elas falaram na reunião foi sobre o treinamento em artes marciais no estilo de Hong Kong e perguntaram se eu estava tudo bem com isso. O único problema era que eu estava lidando com um problema no pescoço que estava ficando pior; passei alguns anos lutando contra isso e estava formigando. Eu tinha feito um filme chamado Reação em Cadeia, em Chicago, e tinha colocado algumas epidurais, injetadas na espinha. Eu tinha um disco protuberante e um disco fraturado também, e comecei a perder sensibilidade e equilíbrio
As coisas não pareciam boas e Keanu Reeves escondeu esse problema para não perder o papel em Matrix, mas chegou um ponto em que ele não teve escolha a não ser ir ao médico para saber o que estava acontecendo:
Minha coluna vertebral estava sendo basicamente comprimida e eles colocaram uma placa no meu pescoço. Nunca contei a ninguém porque não queria contar às pessoas que não seria capaz de fazer o filme
Foi então que tudo ficou nas mãos do médico, e a sorte sorriu para Keanu Reeves, pois lhe disseram para começar a se mover imediatamente e que não precisava descansar. Claro, o também protagonista de Velocidade Máxima teve que usar um colar cervical enquanto fazia o treinamento necessário para poder interpretar Neo. Mas ele ainda teve que fazer um sacrifício, já que o ator mal conseguia chutar com eficácia, por isso seu personagem quase não dá esse tipo de golpe no filme de ação e ficção científica.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.