Já sabemos muito bem que o Globo de Ouro não é um termômetro para o Oscar, mas seríamos inocentes se pensássemos que uma premiação não impacta, mesmo que minimamente, a outra. Inclusive, ela pode demonstrar uma tendência, mesmo que varie.
Dito isso, a categoria de Melhor Animação do Golden Globes estabeleceu a primeira vitória entre um dos favoritos do momento ao dar o prêmio a Flow, primeiro filme da Letônia a participar da honraria. A vitória chega como a 29ª do projeto, que recebeu 52 indicações até o momento.
Neste ano, a disputa estava entre a animação europeia, Divertida Mente 2, Robô Selvagem, Memórias de um Caracol, Moana 2 e Wallace & Gromit: A Vingança das Aves. Assim como na edição anterior, ótimos representantes da linguagem animada. Todos ganharam exibição no Brasil, no circuito comercial ou em festival, com exceção do vencedor que estreia no final de janeiro nos cinemas.
Com a vitória de Flow, este é o terceiro ano consecutivo em que a Disney perde o prêmio para outro estúdio. Desde Encanto, em 2021, os prêmios foram para Pinóquio de Guillermo del Toro (Netflix) e O Menino e a Garça (Studio Ghibli). Para o Oscar, Robô Selvagem representa um forte concorrente para o projeto.
Flow é uma obra de Gints Zilbalodis, selecionada para a mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2024. Na trama, o mundo parece estar chegando ao fim, repleto de vestígios da presença humana. O gato é um animal solitário, mas, quando seu lar é devastado por uma grande enchente, ele encontra refúgio em um barco povoado por diversas espécies, e terá que se unir a eles apesar de suas diferenças. No barco, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo.
O longa chega aos cinemas brasileiros em 30 de janeiro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!