Denzel Washington é um dos atores mais famosos, populares e certamente mais bem pagos de Hollywood. Recentemente, ele recebeu uma quantia de US$ 20 milhões como coadjuvante em Gladiador 2 – dez vezes mais do que o protagonista Paul Mescal!
Mas ser pago duas vezes por um filme é bastante incomum, mesmo para um ator de renome como Denzel Washington: Foi exatamente o que aconteceu no caso de O Gângster (2007), a primeira colaboração entre ele e o diretor de Gladiador 2, Ridley Scott – que ocupa um lugar muito especial na carreira da estrela…
Nem mesmo a franquia O Protetor foi capaz de mudar o fato de que o verdadeiro épico do crime de Ridley Scott foi por muito tempo o filme de maior sucesso comercial da carreira de Washington em cerca de 17 anos (apenas Gladiador 2 o tirou do trono e bateu esse recorde). O Gângster rendeu 266 milhões de dólares às bilheterias em todo o mundo, bem como duas indicações ao Oscar e críticas em sua maioria positivas.
Denzel Washington também recebeu muitos elogios por sua interpretação de Frank Lucas, que passa de motorista a notório chefe de gangue e traficante de drogas – e logo se vê na mira do detetive Richie Roberts (interpretado por Russell Crowe).
O roteirista Steve Zaillan trouxe o roteiro para Ridley Scott em 2002. No entanto, ele inicialmente recusou para se dedicar ao filme histórico Cruzada. Brian De Palma também considerou brevemente dirigir O Gângster antes do roteiro acabar nas mãos do futuro criador de O Protetor, Antoine Fuqua. Ele já havia filmado Dia de Treinamento com Washington e queria muito trabalhar com a estrela de Malcolm X novamente.
Denzel Washington logo assinou um contrato – que incluía uma cláusula que dizia que ele receberia seu salário independentemente de O Gângster seguir em frente. Mas, Fuqua abandonou o projeto, que foi suspenso por algum tempo – e de acordo com o contrato, Washington ainda recebeu honorários estimados em 20 milhões de dólares.
Um dos melhores filmes de Ridley Scott acabou pagando 5 milhões a um ator, apesar de não ter feito absolutamente nadaRidley Scott substituiu Antoine Fuqua – e Denzel Washington foi pago novamente!
Quando Ridley Scott decidiu sentar-se na cadeira do diretor, o trabalho no filme recomeçou. O criador de Alien também queria Denzel Washington para o papel principal. No entanto, como os termos do contrato original já haviam sido cumpridos, o estúdio foi forçado a redigir um novo contrato – e desembolsar mais US$ 20 milhões.
Denzel Washington deve esta mudança ao seu ex-agente, como revelou numa entrevista ao The Guardian: "Meu falecido agente Ed Limato, que Deus o tenha, era um mestre de negócios. Ele disse: 'Você tem um contrato e ele será honrado'. Então ele ficou parado por alguns anos, então eles ligaram e disseram que Ridley Scott estava interessado".
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.